Esportes Titulo
Vítima de racismo na Europa, Adauto quer voltar para o País
Por Fernando Cappelli
Do Diário do Grande ABC
11/08/2009 | 07:01
Compartilhar notícia


O atacante Adauto, ex-Santo André, e atualmente no MSK Zilina, da Eslováquia, foi mais uma vez vítima de racismo no Leste Europeu, região onde o preconceito ainda é intenso com atletas estrangeiros. Na partida do fim de semana, a torcida do MFK Kosice reproduziu sons e gestos de macaco todas as vezes em que o jogador tocou na bola.

Magoado, Adauto revelou que pensa em retornar ao futebol brasileiro em breve. A ideia é aproveitar a janela de transferência no mercado europeu. Aos 29 anos, o atacante do bairro Cata Preta - artilheiro da Copa São Paulo de Juniores pelo Ramalhão em 2000 e campeão brasileiro com o Atlético-PR no ano seguinte -, sempre revela em entrevistas que pensa em um dia voltar para Santo André, cidade onde reside sua família.

"Tenho contrato com o Zilina até o fim de 2010. Poderia ser emprestado por uma temporada para algum time do Brasil, mas isso ainda não foi falado com os dirigentes e logo pode ser definido", comentou Adauto.

O caso pode provocar punição pesada ao Kosice, adversário da Roma, pela Liga da Europa (antiga Copa da Uefa).

Primeiro jogador brasileiro a se transferir para o futebol da República Tcheca, em 2003, Adauto já havia vivido situação parecida quando atuava no Slavia Praga. Na ocasião, chegou a ver cascas de banana serem atiradas no campo por uma torcida adversária.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;