Cultura & Lazer Titulo
'Lula, o Filho do Brasil' está em cartaz na região
01/01/2010 | 07:03
Compartilhar notícia
Nário Barbosa/DGABC


Antes de se tornar presidente, Lula foi protagonista de uma jornada tão dramática quanto as três disputas presidenciais perdidas antes de ser eleito. Em Lula, o Filho do Brasil, que estreia hoje nos cinemas (oito salas no Grande ABC), Luiz Inácio tem um destino grandioso.

A viagem para São Paulo, deixando para trás o sertão árido, é feita em pau-de-arara com seis irmãos, depois de carta recebida do primogênito, Jaime, em que ele ordena, fingindo ser ordem do pai, que a mãe venda tudo e vá com a família viver com ele em Santos, onde é estivador. Aí começam as desavenças: o pai, Aristides (Milhem Cortaz), fica enfurecido com a chegada da família.

Como num conto de fadas, a infância do menino Lula é cheia de privações, mas a pobreza é driblada com a pureza das crianças. Por ordem do pai, os meninos têm que trabalhar, mas Lula vai escondido à escola. A professora (Lucélia Santos) percebe que o garoto tem talento, é dedicado, e propõe à Dona Lindu que o deixe adotá-lo. "Só quero que seu filho seja alguém", apela a mulher. Lindu tem a resposta pronta: "Ele já é alguém, é meu filho Luiz Inácio."

A atuação de Rui Ricardo Diaz como Lula se ilumina quando seu personagem se torna o líder de massas. A motivação aos companheiros vem em voz empostada no famoso discurso do estádio da Vila Euclides, em São Bernardo. "Esqueçamos a política, a história do cara é incrível mesmo", resumiu o diretor Fábio Barreto, antes de sofrer o acidente de carro que o impedirá de estar na estreia de sua obra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;