Automóveis Titulo
Como preparar seu veículo para rodar no pós-quarentena
Por Da Redação, com assessoria
Do Garagem360
22/07/2020 | 10:48
Compartilhar notícia


Veículos que passaram vários meses estacionados devido ao isolamento social precisam de cuidados especiais antes do retorno às ruas. O ideal é fazer uma breve revisão de alguns itens, como fluidos e pintura da lataria.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Luis Fernando Sabino, gerente do negócio de aditivos e lubrificantes da BASF, cita dois itens importantes a serem verificados: o fluido de freio e o de arrefecimento do radiador. “No caso do fluido refrigerante recomendado pelo fabricante do veículo, não se faz necessário sua substituição, já que este é armazenado em um circuito fechado”, explica.

No entanto, há quem utilize água para resfriar o motor, prática que pode causar danos. “O fluido substituído por água é capaz de provocar corrosão e formação de depósitos no sistema de refrigeração do motor. Portanto, nesse caso, recomenda-se a substituição da água pelo fluido de radiador indicado pelo fabricante do motor”, esclarece Sabino.

Já o fluido de freio é o grande responsável por transmitir a pressão feita no pedal durante a frenagem para as quatro rodas do veículo. Isso ocorre por meio de mangueiras conectadas ao cilindro mestre, que bombeiam o líquido de maneira uniforme até as lonas e pastilhas de freio, promovendo a desaceleração do veículo .“Se não for trocado com a quilometragem e o tempo corretos, o fluido vai absorvendo umidade dentro do conjunto, podendo acarretar falhas na ação dos freios”, alerta o especialista.

Outra questão que exige atenção é a sujeira do veículo. Ao tirar o carro da garagem, a exposição direta aos raios UV, somada ao excesso de pó e terra, pode resultar em sérios danos à pintura. “Lavar e encerar o carro é muito importante para criar uma barreira protetora e reparar possíveis arranhões que exponham a lataria do veículo e que podem sofrer corrosão do metal sem a devida proteção”, explica Fábio Shimozato, gerente do laboratório de desenvolvimento de tintas automotivas da BASF.

LEIA MAIS: Saiba qual carro fazia sucesso no ano em que você nasceu
Jeep civil, CJ-2A completa 75 anos; modelo foi o primeiro a exibir grade dianteira com sete fendas

Veja lista de recalls bizarros no Brasil e no mundo

Quando uma montadora percebe que colocou um carro defeituoso no mercado, sua obrigação é convocar um recall e reparar as irregularidades do veículo. Em alguns casos, as falhas podem causar problemas grotescos que comprometem a integridade de motoristas e passageiros, como combustão espontânea do automóvel. Um dos casos recentes mais marcantes é o dos airbags mortais produzidos pela empresa japonesa Takata. Os itens, que projetavam fragmentos contra os ocupantes durante colisões, foram usados em modelos de empresas como Honda, Chevrolet, BMW e Toyota. Na galeria, veja os recalls mais bizarros do Brasil e do mundo:




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;