Memória Titulo
O tijolo substitui a taipa: nasce a nova Santo André

Nelson Cardoso Franco (1897-1981) dedicou sua vida à cidade em que nasceu e morreu, Santo André, inclusive com o legado de subsídios históricos...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/01/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Nelson Cardoso Franco (1897-1981) dedicou sua vida à cidade em que nasceu e morreu, Santo André, inclusive com o legado de subsídios históricos importantes em textos e desenhos. Ele é um historiador nato que consegue precisar a data em que as grandes construções de taipa do Centro foram demolidas e substituídas por alvenaria em tijolos: entre 1913 e 1926.

É uma linda e longa história a ser tratada nesta "Semana Nelson Cardoso Franco".

Conhecemos Nelson Cardoso Franco pessoalmente. Ele residia num sobrado atrás da Catedral do Carmo, cercado por livros encapados com couro e títulos em dourado. Gostava de conversar sobre a sua Santo André e figuras históricas como Queirós dos Santos, que ele conheceu.

Nelson Cardoso Franco não tem um livro publicado, mas deixou entrevistas e desenhos na imprensa local, com três destaques datados de 1951. Nestes artigos ilustrados, ele focaliza o cotidiano andreense no início do século 20. Reproduz paisagens de construções em taipas que ficavam num cruzamento já importante então: o das Ruas Bernardino de Campos e General Glicério. Das construções nada mais restou, a não ser os desenhos do nosso personagem.

Aqueles desenhos foram publicados aqui em Memória em 1988. Voltamos ao tema por inspiração do caso do Nosso Bar, construído em 1914. Nelson Cardoso Franco ensina que obras como a do Nosso Bar substituíram construções semelhantes mais antigas, as feitas em taipa.

DESENHOS RECRIADOS

No retorno ao tema, nos valemos do traço do desenhista Agostinho Fratini, do Departamento de Artes do DIÁRIO. Como os desenhos originais publicados não apresentam boas definições, coube a Agostinho recria-los, a cores. Trata-se de um trabalho formidável e inestimável à Memória do Grande ABC.

De hoje a domingo, pois, a Semana Nelson Cardoso Franco, o moço que pode ser definido de várias maneiras: o menino da Fazenda Oratório; o sobrinho do prefeito Saladino; o jogador de futebol do Clube Atlético Paulistano; o presidente (por 10 anos) do Primeiro de Maio FC; o combatente de 1932 que caricaturou seus amigos paulistas, entre os quais os Mesquita do jornal 'O Estado de S. Paulo'; o padrinho da Vila Nelson; o marido de Dona Rina, também nome de bairro em Santo André; o provedor da Santa Casa de Santo André. O conselheiro municipal, o vereador, o comerciante e industrial, o subdelegado.

SANTO ANDRÉ & SÃO PAULO

O Centro urbano de Santo André a ser retratado a partir de amanhã é muito mais novo que o de São Paulo. Aqui, as primeiras construções, em taipa, surgiram a partir da inauguração da estrada de ferro, em 1867, quando um núcleo começou a ser formado; já o caso paulistano mostra que já em 1870 a Câmara Municipal proibia novas construções em taipa.

NOSSO BAR

Edson Salvo Melo, secretário de Cultura de Santo André, ainda não procurou a família Freire, diferentemente do que prometera há mais de um mês, via Assessoria de Imprensa da Prefeitura. Os Freire são donos do casarão histórico de 1914 desde 1948. Somente uma parceria entre a família e o Poder Público garantiria a conservação deste bem da cidade.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 12 de janeiro de 1980

Manchete - Brasil aceita debate mas é contra embargo unilateral aos russos.

Editorial - O que abala o Brasil é a crise de confiança.

Abastecimento - Padeiros dizem que já falta pão no Grande ABC.

São Bernardo - Vacinação chega às favelas. O médico Willian Dib, futuro prefeito, era o secretário interino da Saúde.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - O trabalho de Teixeira da Costa (ex-presidente da Comissão de Valores Mobiliários da Bolsa de São Paulo).

Polícia - Comerciante morto ao fechar o bar em Vila Pires.

EM 12 DE JANEIRO DE...

1963 - Primeiro de Maio FC, de Santo André, inaugura sua nova sede, na antiga Chácara Mimosa, da Avenida Portugal, onde permanece.

Trabalhadores

Nascem em 12 de janeiro:

1 - Luiz Guilhem, 1901. Nascido em Santo André. Destilador da Rhodia Química. Residência: Rua Natal, 215.

2 - Ângelo Splendore, 1903. Natural de Vicenza, Itália. Servente da Rhodia Química. Residência: Rua das Goiabeiras, 52.

3 - José Rosa da Silva. 1907. Porto Alegre (RS). Industriário da Rhodia.

4 - Francisco G. Sobrinho. 1911. Natural de Conceição. Servente da Rhodia Química. Residente à Rua Dr. Vieira de Carvalho.

5 - João Miguel Garzon. 1914. Natural de São Paulo. Operário da Atlantis. Residência: Rua das Monções, 195.

6 - Alberto Quito. 1921. Ribeirão Preto. Serviços diversos na Sociedade de Produtos Agrícolas e Industriais. Residência: Rua Espanha, 638, Parque das Nações.

Fonte: I livro de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

SANTOS DO DIA

Antonio Maria Pucci, Bento Biscop, Bernardo de Corleone, Ernesto, João de Ravena, Margarida Bourgeois, Modesto e Taciana.

Em 1958, a Igreja celebrava a Sagrada Família (estampa).

Crédito da estampa: acervo: Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;