Memória Titulo COLUNA
Um livro gerado na Vila Carla

Capela Nossa Senhora da Caridade, em Santo André, completa 30 anos e tem a história registrada num domingo memorável

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
21/12/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Procurem no mapa de Santo André pela Rua Barão de Loreto, no Jardim Carla. Encontrarão uma linda capelinha, que faz parte da Paróquia São Geraldo Magella. Quem a construiu foi um dos padres operários franceses, que fez história no Grande ABC, padre José Mahon, que praticamente até o fim da vida permaneceu entre nós e que veio a morrer no seu país, não faz muito tempo.

Ele ficaria feliz com o livro que conta a história da capela por ele construída, escrito por Nelsa Felix do Nascimento e Leonardo J. D. Campos, com revisão de Jerônimo de Almeida Neto (texto) e padre Marcos (conteúdo). O livro foi lançado domingo passado.

Relata Leonardo:

Foi muito legal o lançamento do livro. A atividade teve início com uma missa que foi celebrada pelo padre Davi Vantroba, concelebrada pelo pároco da Paróquia São Geraldo Magella, padre Marcos Vinicius Wanderlei da Silva, e pelo diácono Celso Sais.

Em 15 de outubro de 1989, o mesmo padre Davi, à época vigário-geral da Diocese de Santo André, celebrou a missa de Dedicação (inauguração) da Capela Nossa Senhora da Caridade. 

Naquele dia, celebrou junto com ele esta missa o padre Miguel Lemarchand, da Congregação dos Filhos da Caridade, que hoje vive na França.


E 30 ANOS SE PASSARAM... 

O livro foi lançado após a missa, com uma sessão de autógrafos. E mais um pedacinho da história da cidade de Santo André e do Grande ABC foi escrita.

A história da Capela NS da Caridade

Editora: Coopacesso

Como adquirir: com os autores, pelos e-mails leonardocampospt@gmail.com ou nelsafelix2008@hotmail.com.

O Natal na (boa) linguagem do rádio 

Texto: Milton Parron

Memória apresentará, neste fim de semana, trechos de programas comandados por dois profissionais do rádio que fizeram história, Hélio Ribeiro e Antonio Carvalho. 

Tive o prazer de trabalhar com ambos, na Jovem Pan e, mais tarde, na Bandeirantes.

Na audição, eles explicam como se deve praticar o bem todos os dias e não apenas na hipocrisia dos períodos de Natal. 

As mensagens dos dois saudosos companheiros não eram fruto da imaginação de cada um, mas a tradução moderna de antiquíssimos ensinamentos de Cristo. A linguagem é acessível, ilustrada com músicas e devidamente enriquecida com a indispensável sonoplastia que dava ao rádio a incomparável qualidade que hoje, infelizmente, se perdeu.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9)Memória. No rádio, o Natal. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje no fim da noite, com reprise amanhã, às 5h. E na internet em bandeirantes.com.br – No ar.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 21 de dezembro de 1989 – ano 32, edição 7255 

Manchete – EUA derrubam Noriega no Panamá</CF>. O regime do general Manuel Noriega estava envolvido em tráfico internacional de drogas.

Grande ABC – Comércio fecha as portas na véspera do Natal; comércio do calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima ficará aberto somente até sábado, antevéspera do Natal.

Santo André – Acisa (Associação Comercial e Industrial) critica o que chama de descaso do prefeito Celso Daniel em relação à atividade comercial.

Cena Política (Joaquim Alessi) – Prefeito José Augusto, de Diadema, não quer deixar o PT, mas tem razão para fazê-lo.

Em 21 de dezembro de...

1584 – Padre Manuel de Paiva, superior dos jesuítas que fundaram o Colégio de São Paulo, origem da Capital paulista, morre no Espírito Santo. Hoje ele é nome de rua no bairro Jardim, em Santo André. 

1914 – A I Guerra. Da manchete do Estadão>: “Os aliados na Bélgica e no Norte da França”. 

Câmara de São Bernardo aprova a modificação da tabela de impostos sobre o encanamento de esgoto, resolvendo, em parte, as diversas reclamações.

1919 – Moradores de Piaçaguera, na Raiz da Serra, pedem a parada de trens da São Paulo Railway (a Inglesa) naquela localidade.

1924 – No campo do Corinthians, em São Paulo, realiza-se a partida final do Campeonato da Segunda Divisão, promovido pela Apea (Associação Paulista de Esportes Atléticos): CA Silex x PMFC. Resultado do jogo: pesquisamos...

Corinthians, de Santo André, joga amistosamente em seu estádio com o EC Internacional, de São Paulo. 

Nasce, em Novo Horizonte (São Paulo), o médico Nicolau Assef, fundador e diretor do Hospital Ribeirão Pires. 

1929 – Acordo no futebol paulista. Quatro clubes da LAF (Liga de Amadores de Futebol) ingressam na entidade oficial, a Apea, entre eles a Associação Atlética São Bento, cujo presidente, Lauro Gomes, será o futuro prefeito de São Bernardo e Santo André. 

1934 – Chuvas e enchentes entre a Serra e Capital, incluindo a área do atual Grande ABC. Inalterada a situação das populações ribeirinhas. Pessoas são transportadas em batelões da Prefeitura.

1939 – A II Guerra. Do noticiário do Estadão: suscita controvérsias nos círculos internacionais a questão da zona neutra ao redor das Américas.

1949 – Senhoras de São Caetano, em conjunto com a Prefeitura, distribuem alimentos e brinquedos a 1.000 crianças pobres da cidade, durante ato no Cine Max. 

1954 – Lei regulamenta o abastecimento de água e coleta de esgotos em São Bernardo.

Santos do dia

- PEDRO CANÍSIO. (Holanda, 1521 – Suíça, 1597). Doutor da Igreja. Foi um dos mais destacados líderes da Contra-Reforma católica. Várias nações da Europa central devem-lhe a perseverança na verdadeira fé


Hoje

- Dia do Artista Profissional

- Dia do Atleta 

Municípios brasileiros

76 cidades celebram aniversários neste dia 21 de dezembro. A maioria – 61 – é de municípios mineiros, entre os quais: Alto Caparaó, Bonito de Minas, Cantagalo, Dom Bosco, Fruta de Leite, Imbé de Minas, José Gonçalves de Minas, Novo Oriente de Minas, Novorizonte e Vermelho Novo.

Fonte:IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;