Cultura & Lazer Titulo Jornalismo
Seis décadas de jornalismo

Câmara de São Bernardo recebe exposição que homenageia os 60 anos do Diário

Por Daniela Pegoraro
21/08/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


 Estampada em painéis, a história vivida em seis décadas de Diário do Grande ABC vem sendo apresentada às cidades da região. Depois de passar por São Caetano, Ribeirão Pires e Santo André, a exposição DGABC 60 chega à Câmara de São Bernardo.

A mostra abre hoje e segue até 3 de setembro. Os visitantes terão acesso gratuitamente às capas e manchetes das publicações de todos os dias 11 de maio – data do aniversário – desde a década de 1970, quando o jornal passou a ser distribuído diariamente (com exceção das segundas-feiras).

“Essa exposição é de extrema importância, até porque essa nova geração não tem tanto conhecimento da história desse periódico que até hoje é o principal em nossa região”, explica o presidente da Câmara Pery Cartola (PSDB). A mostra também apresenta o Diário para além das páginas diagramadas com ilustrações, prêmios recebidos e destaque para outras publicações. A Dia-a-Dia Revista, por exemplo, completa uma década de existência.

Um dos destaques é a foto tirada por Claudinei Plaza em 2015, que lhe rendeu o Prêmio MPT de Jornalismo, do Ministério Público do Trabalho. Na ocasião, uma fila de haitianos se formara em frente à porta do ministério, em Santo André, esperando para regularizar a carteira.

“Fiquei surpreso quando venci o prêmio, foi uma foto que, simplesmente, aconteceu na hora. Fico orgulhoso de ter meu trabalho exposto junto aos 60 anos do Diário. Vai ficar para a história”, comenta o fotógrafo.

Para o vereador, dar utilidade ao espaço público também é crucial. “A Câmara deixa de ser um espaço ocioso para ser de informação, trazendo para a população a trajetória do jornal impresso”, completa Pery Cartola. Ainda hoje, no mesmo local da exposição será realizada sessão solene em homenagem ao periódico, às 19h. A exposição tem apoio da Transportadora Mauá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;