Economia Titulo
FGV: indústria pretende aumentar produção e preços em 2004
Por Do Diário OnLine
Com Agências
14/01/2004 | 19:17
Compartilhar notícia


A Sondagem da Indústria de Transformação, divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quarta-feira, mostra que há uma sensação de otimismo para a produção industrial neste primeiro trimestre de 2004. De acordo com a pesquisa, os empresários estão confiantes na “manutenção do processo de recuperação gradual e do crescimento da produção, iniciado em setembro do ano passado”.

Porém, em relação aos aumentos de preços, 39% das empresas pretendem fazer reajustes nos primeiros três meses deste ano, 14 pontos percentuais acima do resultado da pesquisa anterior e o maior percentual desde janeiro do ano passado.

Segundo a FGV, 20% das empresas industriais pesquisadas no início deste mês consideram a situação dos negócios como boa para a época do ano, enquanto 12% a avaliam como fraca. Este é o melhor resultado desde abril de 2001, quando os percentuais alcançados por estas duas opções de resposta foram de 23% e 14%, respectivamente.

A pesquisa também aponta otimismo com relação à produção. Cerca de 42% das empresas esperam aumentar sua produção, enquanto 27% delas projetam reduzir. Este é o melhor resultado para o mês de janeiro desde 2000.

Esse otimismo dos empresários deve ser refletido no aumento das oportunidades de emprego, conforme aponta a pesquisa. “As previsões para o mercado de trabalho na indústria brasileira são também favoráveis e indicam haver chance de efetivação para boa parte do pessoal contratado no final do ano”.

O percentual de empresas, que prevêem aumentar as vagas de emprego no trimestre janeiro-março é de 21%, enquanto 18% prevêem reduzi-las.

Com Agência Brasil




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;