Setecidades Titulo Opinião
Bispo critica situação da Educação do País e cobra prefeitos eleitos

Dom Pedro Carlos Cipollini aponta incompetência de políticos para gerir a área; líder religioso recebeu título de cidadão são-bernardense

Por Daniel Macario
Do Diário do Grande ABC
21/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


A menos de duas semanas para que prefeitos eleitos na região assumam seus cargos, o bispo da Diocese de Santo André, responsável pelo Grande ABC, dom Pedro Carlos Cipollini, cobra mais atenção dos políticos dos sete municípios diante da atual “situação precária da Educação em todo o País”. O representante da Igreja Católica na região foi homenageado com o título de cidadão são-bernardense na noite de ontem.

Na visão de dom Pedro, “num momento em que parcela da população vive descrente em função da corrupção deslavada (de políticos) e com muitas promessas não cumpridas” somente um sistema de Educação eficiente pode devolver a esperança aos moradores da região. “O Brasil não vai para a frente se não tivermos um sistema escolar eficiente. É isso que tira um país do buraco”, ponderou.

Para o bispo, embora o governo federal destine verba “astronômica” para a área, ainda não se tem líderes (políticos) com “competência para gerir (o setor)”. “Trocam demais os ministros da Educação e existe muita mudança de projetos. Isso torna o povo desesperançoso. É como diz Jesus: ‘Tenho pena desse povo que anda como ovelha sem pastor’. Acho que o maior desafio de todos, tanto da Igreja quanto dos dirigentes, é o de dar esperança para a população.”

Um dos exemplos citados pelo líder da Igreja foi o anúncio das futuras mudanças propostas pelo governo federal no Ensino Médio, dentre elas a medida que divide o currículo acadêmico em dois, uma parte com disciplinas fixas obrigatórias e outra com optativas. “Esse tipo de projeto é de pessoas que estão desligadas da vida real do povo. Que não andam e não vão nos barracos ver a situação precária dessas áreas. São projetos sonhadores. Que imaginam um Brasil que não existe.”

HOMENAGEM

O bispo, que na próxima semana completa um ano e cinco meses à frente da diocese, recebeu ontem seu terceiro título de cidadão na região. As outras duas homenagens foram feitas por vereadores em Mauá, em dezembro de 2015, e em Santo André em março. “Este título significa uma integração com a população da cidade. Vejo isso como um modo de dizer que sou bem-vindo aqui e que, aos poucos, vou me integrando a esta cidade e a todas as suas comunidades”, considera.

Durante a homenagem, o bispo ressaltou o quanto os fiéis da região surpreenderam a ele com a união perante suas comunidades. “Já percorri todo Grande ABC e me encanta ver como toda igreja tem um papel importante dentro de seu bairro. Muitos ajudam os mais pobres mesmo eles não frequentando a Igreja. Isso mostra o quanto é importante pensar no próximo.”

Ontem, durante a cerimônia, realizada na Câmara de São Bernardo, outros três padres que atuam no município foram homenageados por meio do ofício elaborado pelo vereador Julinho Fuzari (PPS). Foram eles: padre Pedro Raimundo Dias, com o título de cidadão benemérito, e os padres Cristiano Marmelo Pinto e Gonise Portugal, com os títulos de cidadãos eméritos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;