Setecidades Titulo
Mônica vai virar desenho educativo
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
11/12/2004 | 11:28
Compartilhar notícia


Desenhos animados da Turma da Mônica entrarão na TV pública de todo o país a partir do ano que vem. O programa educativo deve ir ao ar assim que terminar as negociações em Brasília, de acordo com o desenhista Mauricio de Sousa, criador da Turma, que esteve sexta-feira à tarde no ABC Plaza Shopping, em Santo André, para distribuir autógrafos. Ele também lança novos personagens com deficiência física.

Mauricio comentou que o projeto – de 60 episódios com 30 minutos cada – caminha a passos lentos por depender dos órgãos públicos. "É assim mesmo. Demora mais do que o Gilberto Gil (ministro da Cultura) e eu queremos", afirma.

Colocar os personagens da Turma na telinha é um sonho antigo do desenhista, e uma das suas maiores batalhas. Recentemente, alguns de seus miniepisódios foram adquiridos pela Globo, mas pouco exibidos. Mesmo assim, Mauricio não desiste de chegar à TV aberta. "Essa série educativa terá um material muito bom. As TVs vão querer exibi-la", confia.

Sexta-feira, no ABC Plaza, o artista atendeu ao público com paciência e simpatia no espaço temático da Turma da Mônica e em uma livraria. Assim que chegou, por volta das 15h40, foi recebido por um menino de cadeira de rodas. Brincou com ele, conversou com a família e posou para fotos.

O fato é relevante devido ao lançamento dos novos personagens da Turma: a cega Dorinha e o cadeirante Luca. "O Felipe estuda em uma escola normal e abordar esse assunto nos gibis é importante para as outras crianças entenderem a situação", afirma a mãe de Felipe, a corretora de seguros Simone Stelzer Cardoso, de Santo André.

Mauricio conta que recebeu reação positiva por causa da criação de Dorinha e Luca. "É uma maneira de tratar um assunto sério com carinho, humor e esperança", diz. Enquanto falava com a reportagem, Felipe levava de carona em sua cadeira de rodas o irmão Marcelo. Mauricio apontou para os dois e disse: "Essa brincadeira é exemplo de tudo que esperamos."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;