Economia Titulo
Encontro para formação da Alca termina sem acordo
Por Do Diário OnLine
Com AFP
07/02/2004 | 11:04
Compartilhar notícia


A reunião do Comitê de Negociações Comerciais para a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) terminou sem acordo na noite de sexta-feira em Puebla, no México. Os negociadores não chegaram a um acordo quanto aos subsídios às exportações e aos produtos agrícolas. Uma nova rodada de conversas deve ser agendada para os próximos dias.

As negociações se concentraram principalmente nas propostas apresentadas pelo Mercosul e por um grupo de 14 países liderado pelos Estados Unidos, Canadá e México. A primeira pede a eliminação de tarifas para todos os produtos do bloco comercial e o fim dos subsídios à exportação agrícola, inclusive créditos a taxa subsidiada e seguros para exportações. Porém, os EUA deixaram claro que não vão negociar seus apoios domésticos à agricultura.

"As delegações necessitam de mais tempo... todos devemos consultar nossos governos e debatermos os temas internamente", destacou um comunicado oficial da reunião. "Para facilitar esse processo, os co-presidentes concordaram em suspender o Comitê de Negociações Comerciais (CNC) e voltar a convocá-lo durante a primeira semana de março em Puebla", ressaltou o texto.

As negociações para a criação da maior área de livre comércio do mundo, com mais de 870 milhões de consumidores, começaram em 1994 e, a princípio, devem terminar em janeiro de 2005.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;