Nacional Titulo
Casos de rubéola caem 45% em São Paulo
Do Diário OnLine
Com Agências
12/01/2004 | 10:15
Compartilhar notícia


A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informou, nesta segunda-feira, que o número de casos de rubéola caiu em São Paulo, segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE). Comparando 2003 e 2002, a doença teve uma queda de incidência de 45,3%, com 141 casos registrados no ano passado e 258 em 2002.

Em comparação com 2001, o resultado é ainda melhor, já que naquele ano foram confirmados 1490 casos de rubéola no Estado, ou seja, uma redução de 90,5% nos últimos dois anos.

Segundo a Secretaria, o principal motivo para a queda de doentes é a campanha de vacinação realizada em novembro de 2001, para mulheres de 15 a 29 anos, a faixa etária mais atingida pela doença.

Características - A rubéola normalmente é uma doença benigna, que não deixa seqüelas. Mas em mulheres grávidas pode causar aborto. Se nascer, o bebê pode apresentar problemas como cegueira, surdez e retardo mental, característicos da Síndrome da Rubéola Congênita.

A doença contagiosa é causada por vírus e a transmissão é feita de pessoa a pessoa pela via respiratória. O período de incubação pode ser de até 20 dias e os sintomas mais freqüentes são febre, manchas vermelhas e ínguas no pescoço e nuca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;