Setecidades Titulo
Alckmin pressiona prefeitos a ceder terrenos para Febem
Por Eduardo Merli
Do Diário do Grande ABC
22/02/2004 | 22:08
Compartilhar notícia


  O governador Geraldo Alckmin (PSDB) convocou os prefeitos do Grande ABC para que “juntem esforços” e ofereçam terrenos ao governo do Estado para a construção de unidades da Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor (Febem) na região. “Nós temos aqui (no Grande ABC) 425 adolescentes (menores infratores) que estão em São Paulo porque aqui não tem unidade. Então, é importante a gente somar esforços. As prefeituras nos arrumarem terreno”, disse o governador.

Alckmin também criticou duramente o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por não investir na construção de novas unidades da Febem no Estado de São Paulo. Ele afirmou que os investimentos no último ano caíram muito no comparativo com os anos em que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) esteve à frente do Alvorada.

“O governo precisa participar, porque no tempo do presidente Fernando Henrique o governo sempre ajudou, sob o ponto de vista financeiro, na construção de unidades da Febem menores, para gente poder atender bem, não só na privação de liberdade, mas no modelo novo que nós estamos implementando, que é semi-liberdade e liberdade assistida”, disse. “Nós adotamos o projeto de semi-liberdade em São Paulo. Trinta por cento dos adolescentes, em acerto com o Poder Judiciário, invertem. Em vez de ficar na Febem, eles passam o dia na nossa escola em ensino profissionalizante e dormem em casa. Dos 425 (do Grande ABC), 30% seriam assitidos por este programa.”

De acordo com as discussões no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, atualmente, está previsto, até o fim de 2004, a construção de três unidades da Febem na região: uma em Santo André, outra em Diadema e uma terceira em São Bernardo. Cada uma teria capacidade para cerca de 70 menores infratores, o que, pelos cálculos do governador, atende pouco mais da metade da demanda já registrada nas unidades de São Paulo.

Em São Bernardo, a unidade da Febem ainda não tem um local oficialmente definido, mas há conversas na Prefeitura de que pode ser construída no mesmo terreno onde deverá ser construído o Centro de Detenção Provisório (CDP), na região do bairro Cooperativa. A Câmara Municipal já aprovou a cessão de uso da área pelo governo do Estado neste.

Em Santo André e Diadema não ainda uma definição também.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;