Internacional Titulo
Rússia oferece US$ 10 milhões por assassinos de diplomatas no Iraque
Por Da AFP
30/06/2006 | 11:05
Compartilhar notícia


A Rússia está disposta a pagar US$ 10 milhões por qualquer informação que permita encontrar e eliminar os autores da execução de quatro de seus diplomatas no Iraque, anunciou nesta sexta-feira o chefe do serviço federal de segurança (FSB, sigla em inglês), Nikolai Patruchev, depois de uma reunião do presidente Vladimir Putin com os membros do Conselho de Segurança.

Putin ordenou na quarta-feira que seus serviços secretos façam todo o possível para eliminar os culpados pela morte dos diplomatas.

A execução dos quatro russos foi anunciada no domingo passado pelo Conselho Consultivo dos Mudjahedines, dominado pela facção iraquiana da Al Qaeda, que os havia seqüestrado no último dia 3 e exigia, em troca, que a Rússia deixasse a Chechênia.

A Duma, câmara baixa do parlamento russo, também acusou Washington de ser responsável pela insegurança reinante no Iraque, afirmando que as forças de ocupação poderiam impedir o crime e não o fizeram.

"A tragédia que ocorreu recentemente no Iraque foi possível principalmente devido à crise crescente nesse país, à medida que as potências ocupantes perdem cada vez mais o controle da situação", segundo uma declaração da Duma votada por unanimidade pelos 425 deputados.

Toda a responsabilidade pela situação no Iraque, incluindo a segurança de seus cidadãos e os especialistas estrangeiros, repousa sobre as potências ocupantes. Estamos convencidos de que elas poderiam impedir a tragédia", destacaram.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;