Cultura & Lazer Titulo
Olhar brasileiro sobre Montreal
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
02/12/2010 | 07:10
Compartilhar notícia


O ano do fotógrafo Rodrigo Moreira não poderia terminar melhor. Após fazer sua estreia em exposições em junho, com uma mostra individual em Nova York, nos Estados Unidos, o andreense acaba de ser premiado pelo concurso "Montreal, Cartão Postal", promovido pelo Centro de História de Montreal, no Canadá.
A imagem panorâmica da cidade foi realizada em julho, quando passeava pelo país após o término de sua exposição na Big Apple. Ele ficou em terceiro lugar na premiação.
"Queria fazer uma imagem de toda Montreal. Fiz um acervo pessoal bacana e acabei escolhendo essa imagem para enviar", explica Moreira, que ficou sabendo da disputa em folheto que encontrou em meio às suas coisas já no Brasil. Além da foto escolhida, mandou também um segundo trabalho para concorrer.
Segundo o fotógrafo, o júri do centro de história canadense gostou de sua obra pela diferente abordagem aplicada sobre Montreal. "Eles acharam bacana o olhar de um brasileiro. Gostaram dessa visão mais tropical sobre a cidade."
A imagem foi registrada do topo de um monte em dia chuvoso. O andreense esperou duas horas em uma caverna para fazer o clique. A persistência foi a chave para o ótimo resultado que une a natureza, os prédios e o céu carregado.
Um dos diferenciais para uma boa foto é a utilização da luz. "Além do cenário, a luz é importante. No caso, os raios de sol que passam pelas nuvens cinzas ajudaram bastante. Acho que tive muita sorte", diz o fotógrafo.
A única certeza que Moreira tem sobre o prêmio é de que sua imagem e as duas primeiras colocadas serão expostas durante o verão local em Montreal. Ele também acredita que as fotos se tornem cartões postais da cidade, mas ainda aguarda um novo contato dos responsáveis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;