Internacional Titulo
Sonda enviada a Marte está praticamente perdida, diz missao
Por Do Diário do Grande ABC
07/12/1999 | 11:53
Compartilhar notícia


A nave Mars Polar Lander (MPL) está praticamente perdida, anunciou esta terça-feira, no Jet Propulsion Laboratory (JPL) de Pasadena (Califórnia), o responsável pelo projeto, Richard Cook, após informar que jogou ``sua última cartada', sem sucesso, para estabelecer o contato com a sonda em Marte.

``A equipe responsável pelo vôo do MPL jogou sua última cartada', declarou Cook em coletiva. ``Chegamos a um ponto em que podemos dizer, sem risco de nos equivocarmos, que as possibilidades de êxito da missao estao muito longe', acrescentou.

Pela sétima vez, os engenheiros em terra tentaram em vao o contato com a sonda, desta vez pela sonda Mars Global Surveyor (MGS), que está em órbita do Planeta Vermelho desde 1997. ``Continuaremos tentando entrar em contato com a sonda (...) nas próximas duas semanas', precisou Cook, sem muitas esperanças. Estas tentativas ``têm poucas possibilidades de estabelecer um contato', explicou.

Sarah Gavit, responsável pelas duas minissondas do projeto Deep Space 2, também reconheceu nao ter recebido ``qualquer sinal dos aparelhos'.

A missao Mars Polar Lander, que objetivava procurar água no subsolo do Planeta Vermelho, custou US$ 165 milhoes. Se for confirmada nas próximas semanas a perda do MPL, esta será o segundo fracasso da NASA em Marte nos últimos três meses.

Em setembro passado, outra sonda, a Mars Climate Orbiter (US$ 125 milhoes), provavelmente desintegrou-se na atmosfera de Marte por causa de um erro de cálculo. O responsável pelas missoes para Marte, Chris Jones, acrescentou que serao criadas comissoes de investigaçao para averiguar o ocorrido depois da entrada da sonda na atmosfera de Marte.

A sonda funcionava bem até sua chegada à altura de Marte e sua trajetória era perfeita. A nave talvez nao tenha se separado de sua proteçao térmica e das minissondas da experiência Deep Space 2. A MPL também poderá ter caído em Marte se nao abriu seu pára-quedas ou se seus motores nao foram ativados. Os engenheiros também avaliam a possibilidade de a nave ter pousado tal como estava previsto, mas em uma posiçao que a impede de orientar suas antenas para a Terra.

``Estou muito orgulhoso de minha equipe', declarou Cook, que também destacou a dificuldade de pousar em Marte. ``Voltaremos a Marte para fazer isso melhor', concluiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;