Internacional Titulo
Iraque classifica relatório britânico de 'mentiroso'
Do Diário OnLine
Com AFP
04/12/2002 | 10:44
Compartilhar notícia


Um comunicado do Ministério das Relações Exteriores iraquiano classificou nesta quarta-feira o documento da Inglaterra sobre supostas violações dos direitos humanos pelo governo de Saddam Hussein como mentiroso.

"O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, divulgou outro de seus comunicados cheios de informações errôneas, acusações, injustiças e mentiras envolvendo o Iraque, seu povo e suas autoridades", acusa o ministério.

Segundo a resposta iraquiana, Blair ignora ainda que a presença da ONU e a cooperação do país com as inspeções. Ainda mais, Bagdá critica as forças aliadas de atacarem o país na zona de exclusão aérea, que não é reconhecida pela organização internacional.

A Inglaterra acusou o governo iraquiano de violar os direitos humanos, em um relatório divulgado nesta segunda-feira.

Segundo o documento, a tortura é “sistemática” no Iraque. A violação incluiria a perfuração das mãos de inimigos políticos com chaves de fenda, banhos de ácido, corte de orelhas e amputação da língua.

Funcionários do governo iraquiano foram ainda acusados de estuprar mulheres infratoras.

A Anistia Internacional foi contra a divulgação do dossiê no momento em que inspetores da ONU estão no Iraque para a investigação de eventuais fábricas de armas de guerra. Segundo o órgão que luta a favor dos direitos humanos, o documento pode ser uma desculpa dos aliados para justificar um eventual ataque ao Iraque.

A Inglaterra está a favor dos Estados Unidos em uma possível ofensiva contra o governo de Saddam Hussein. Os dois aliados atacariam o Iraque, mesmo sem o apoio da ONU, caso se comprove que o líder iraquiano desenvolve programas de armas de destruição de massa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;