Economia Titulo
Volks deve contratar em São Bernardo
Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
14/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A unidade de São Bernardo da Volkswagen, atualmente com cerca de 13 mil trabalhadores, deve contratar novos colaboradores no decorrer do ano. A montadora alemã, que divulgou aporte de R$ 6,2 bilhões no País até 2014, afirma que a maioria do investimento será dividido entre as fábricas de São Bernardo e Taubaté. Desse valor, 36% são financiados pelo BNDES, 40% pela matriz e o restante por outras fontes de recursos.

Segundo o presidente da Volkswagen no Brasil, Thomas Schmall, 60% dos investimentos previstos para o País em 2010 serão destinados à ampliação da capacidade produtiva. O executivo não revelou o valor previsto para o ano, mas adiantou que os 40% restantes serão aplicados na área de produtos. Este ano, a Volks planeja 13 lançamentos, sendo que a principal novidade é a Amarok, primeira pick-up média.

"Nós estamos em segundo lugar no mercado nacional de automóveis (atrás da Fiat)e temos de focar na competitividade para alcançar a liderança. Em 2009, ficamos com 50 mil carros a menos do que a principal concorrente. Por isso, neste ano vamos investir nas linhas de produção e consequentemente novas contratações devem acontecer", afirmou o presidente, que não forneceu o número de vagas previstas, alegando que as negociações com o sindicato da categoria ainda estão em andamento.

HORAS EXTRAS - O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Francisco Duarte de Lima, o Alemão, afirmou que os trabalhadores não vão mais aceitar tantas horas extras e não estão previstos trabalhos em sábados adicionais. "Os metalúrgicos deixaram a qualidade de vida de lado em 2009. É claro que isso foi feito de comum acordo para amenizar os efeitos da crise financeira, mas não vamos repetir isso."

O sindicalista afirma que as conversas com a empresa ainda não começaram este ano. "Estamos esperando uma definição de metas da Volks. No ano passado, nossa produção diária foi de 1.236 veículos. Só vamos aceitar aumento nesse número se houver contratações", promete Alemão.

O diretor do sindicato disse ainda "a Volks reconhece as necessidades do trabalhador". "Tanto que, no último ano tivemos 1.800 contratações. Por isso, estamos esperando uma definição da montadora para definir possíveis novas vagas." Alemão prevê que a Volks tenha produção diária de 1.400 veículos este ano.

O presidente da Volks revelou que a montadora espera crescer de 1 a 2 pontos percentuais acima da evolução do mercado brasileiro, o que em 2010 deve representar avanço de até 8% nas vendas. " Crescemos 17% em 2009 frente a 2008 e isso superou muito as nossas expectativas." Schmall ressaltou que o ano passado foi o melhor em vendas para a companhia no Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;