Memória Titulo Memória
Mauá & Diadema, para sempre...

Encerramos hoje a 2ª Semana Mauá e a 2ª Semana Diadema 2014

Ademir Medici
21/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Encerramos hoje a 2ª Semana Mauá e a 2ª Semana Diadema 2014. E ficamos felizes em receber tanto material sobre as duas cidades aniversariantes – o que daria para fazer a 3ª Semana, a 4ª Semana, a 5ª Semana... Porém, temos as demais cidades. O que fazer? Vamos tocando a vida.

Uma palavra aos queridos alunos da EJA do Jardim Portinari, em Diadema: nenhum de vocês que nos recebeu naquela noite chuvosa deixará de figurar aqui em Memória. Por um motivo especial: vocês se tornaram amigos queridos nossos.

Acolhemos hoje um documento pessoal de Jorge Paschoalick, que já citamos, há poucos dias, como o primeiro presidente da Câmara de Mauá.

Vejam aí a sua carteira de vereador, com a sua própria assinatura, duas vezes: como vereador e presidente do Legislativo. E os dados pessoais: nascido em Botucatu (SP), em 19-12-1914. Ou seja: sexta-feira ele teria completado 100 anos de vida.

Da filha do senhor Paschoalick, Vera Lúcia, recebemos escrito delicioso sobre o pai. Material riquíssimo que Memória acolhe e que será de real valia na luta diária em prol da construção da história deste Grande ABC querido.

Exposição: Mauá 60 anos: o Legislativo no progresso da cidade

Local: Câmara de Mauá.

Visitação: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h (com exceção dos feriados).

Entrada grátis

Mauá 360º

São várias exposições simultâneas. Mais de 1.500 imagens foram pesquisadas e selecionadas 350 fotos. Elas podem ser vistas também nos seguintes lugares de Mauá, conforme informação prestada pela nossa colaboradora, Cecília Camargo:

Secretaria de Cultura Esportes e Lazer: imagens atuais dos equipamentos de Cultura e Esportes.

Biblioteca Cecília Meireles: retrata parte da trajetória da produção literária da cidade, com os grupos Colégio Brasileiro de Poetas, Projeto Oficina Aberta da Palavra, Taba de Corumbê, Devaneios Literários e poetas diversos. Trechos de poemas de vários autores também estão expostos, além de livros de autores da cidade.

Passarela Central: 50 fotografias que retratam várias décadas sobre o Centro da cidade, o entorno da estação ferroviária, alguns bairros e fotos comparativas de locais como eram e como estão agora.

Biblioteca do CEU das Artes e Esporte do Parque das Américas: exposição com a trajetória do patrono, poeta Edson Bueno de Camargo.

João Tachinha

João Sergio Rimazza

Sobre a nossa cidade de Mauá, há vários locais e outros acontecimentos que estão narrados no livro João Tachinha, suas aventuras e suas histórias: Rimazza em vida bem vivida, com previsão de lançamento para maio de 2015.

NOTA DA MEMÓRIA

Tachinha é o apelido juvenil do nosso cronista. A origem do apelido? Nos comprometemos em não revelar. Este é um dos segredos a ser lido no livro que Rimazza está terminando. Não percam!

João Sérgio Rimazza

Naturalidade – Mauá, 2-11-1943.

Pais – Carolina Leardini Rimazza e Carlos Mario Rimazza.

Cônjuge – Odete Costa Rimazza.

Filhas – Priscila e Cíntia.

Atividade – Advogado civilista.

O futebolista – “Fui, sou e serei sempre um apaixonado pelo futebol. Joguei pelo menos uns 20 anos, em todos os campos e estádios do Grande ABC, inclusive em Paranapiacaba (Alto da Serra) frente ao Serrano e o Caixa de Fumaça.”

Eliete Maria dos Santos

Naturalidade – Arapiraca (AL), 15-11-1964.

Pais – Olegário Antonio dos Santos e Domingas Maria da Conceição.

Filho – Bruno.

Atividade – Doméstica.

História de vida – “Vim de Alagoas para São Paulo há 25 anos. Aqui já moravam meus primos. Meu intuito: trabalhar. Ganhei uma casa da CDHU em Diadema. Quando criança não tive oportunidade de estudar. Comecei os estudos já na idade adulta aqui na Emeb Cândido Portinari.”

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 21 de dezembro de 1984 – ano 27, nº 5704

São Bernardo – Barqueiros do Parque Estoril querem trabalhar no feriado.

São Caetano – Em dez dias o Buracão da Cerâmica estará desocupado.

Comércio – Confirmado: estabelecimentos comerciais abrem domingo no Grande ABC.

Especial – Descubra o Grande ABC: Sonia Nabarrete mostra que as opções de cultura são cada vez maiores.

Automobilismo (Marco Piquini) – As novidades de 1985 e os segredos dos próximos anos.

Em 21 de dezembro de...

1584 – Padre Manuel de Paiva, superior dos jesuítas que fundaram o Colégio de São Paulo, origem da Capital paulista, morre no Espírito Santo. Hoje ele é nome de rua no bairro Jardim, em Santo André.

1914 – A guerra. Da manchete do Estadão: “Os aliados na Bélgica e no norte da França.”

- Câmara de São Bernardo aprova a modificação da tabela de impostos sobre o encanamento de esgotos, resolvendo, em parte, as diversas reclamações.

1924 – No campo do Corinthians, em São Paulo, realiza-se a partida final do Campeonato da Segunda Divisão, promovido pela Apea (Associação Paulista de Esportes Atléticos): CA Silex x PMFC. Resultado do jogo: uma incógnita, ao menos por enquanto.

- Corinthians, de Santo André, joga amistosamente em seu estádio com o EC Internacional, de São Paulo.

- Nasce, em Novo Horizonte (SP), o médico Nicolau Assef, fundador e diretor do Hospital Ribeirão Pires.

1929 – Acordo no futebol paulista. Quatro clubes da LAF (Liga de Amadores de Futebol) ingressam na entidade oficial, a Apea, entre eles a Associação Atlética São Bento, cujo presidente, Lauro Gomes, será o futuro prefeito de São Bernardo e Santo André.

1934 – Chuvas e enchentes entre a Serra e Capital, incluindo a área do atual Grande ABC. Inalterada a situação das populações ribeirinhas. Pessoas são transportadas em batelões da Prefeitura.

1949 – Senhoras de São Caetano, em conjunto com a Prefeitura, distribuem alimentos e brinquedos a 1.000 crianças pobres da cidade, durante ato no Cine Max.

1954 – Lei regulamenta abastecimento de água e coleta de esgotos em São Bernardo.

Santos do dia

- Na estampa, São Pedro Canisio (Holanda, 1521 – Suíça, 1597). Doutor da Igreja. Conhecido como Martelo dos hereges. Foi um dos mais destacados líderes da Contra-Reforma católica. Várias nações da Europa central devem-lhe a perseverança na verdadeira fé.

Fonte: Plínio Mario Solimeo.

- Glicério

- Temístocles

Hoje

- Começa o Verão.

- Quarto domingo do Advento. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;