Cultura & Lazer Titulo Agenda
O encontro das artes plásticas com a moda

Exposição no Masp, em São Paulo, conta com peças
criadas nos anos 1960, inclusive por gente da região

Vinícius Castelli
13/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Em tempos em que a industrialização crescia no Brasil e as cabeças do universo artístico criavam sem parar, as artes plásticas foram além dos quadros e das esculturas, se misturaram aos cortes dos estilistas e foram parar no corpo das pessoas, ou melhor, na moda. o resultado é trabalho em conjunto de artista, estilista, confecção, estamparia e fábrica de fios (Rhodia).

E é exatamente isso o que pode ser apreciado na mostra Arte na Moda: Coleção Masp Rhodia, em cartaz até dia 14 de fevereiro no Masp (Museu de Arte de São Paulo). A entrada custa R$ 25 e pode ser comprada na porta do local. Com curadoria assinada por Adriano Pedrosa, Patrícia Carta e Tomás Toledo, a exposição é ilustrada por 79 peças criadas nos anos 1960 pela empresa química francesa Rhodia – com fábrica, inclusive, em Santo André – e doadas ao museu.

Se no Exterior a conversa entre arte e moda ganhou força com nomes como Andy Warhol (1928-1987), por exemplo, no Brasil foi representada por figuras como o ítalo-brasileiro Alfredo Volpi (1896-1988) e o paulistano Hércules Barsotti (1914-2010).

Além de Volpi, entre os artistas presentes está um nome do Grande ABC, o andreense João Suzuki (1935-2010), que ilustra a mostra com a peça Túnica 1964, feita em parceria com estilista desconhecido – parte de suas obras pode ser vista também na região em locais como a Pinacoteca de Santo André.

Segundo o curador do museu paulistano, Tomás Toledo, a ideia de apresentar essa coleção de moda surgiu em contexto de pesquisa do acervo e da história do Masp. “O museu já tinha uma relação com a moda desde a década de 1950, quando realizou dois desfiles, um de Christian Dior e outro de moda brasileira. Depois, em 1972, recebeu da Rhodia a doação de 79 peças de vestuário que compõem a coleção Masp Rhodia”, conta.

A coleção conta ainda com peças de nomes importantes da arte como o cearense radicado em São Paulo Aldemir Martins (1922-2006), conhecido por trabalhar com abstração geométrica e que enriquece a exposição com diversas obras belíssimas. O recifense Francisco Brennand também não fica de fora.

Toledo conta que trabalhar exposição de acervo é chance para avançar no processo de catalogação das obras, complementando e revisando dados de registro, como autores e datas. Como fonte de pesquisa, foram consultados catálogos, livros e artigos acadêmicos sobre a coleção e revistas especializadas. “Para complementar a pesquisa, fizemos uma visita ao arquivo histórico da Rhodia, atual Solvay, em uma das suas fábricas em Santo André”, encerra.

Arte na Moda: Coleção Masp Rhodia – Exposição. No Masp – Av. Paulista, 1.578. São Paulo. Tel.: 3149-5959. Até 14 de fevereiro. Terça a domingo (10h às 18h). Quintas (10h às 20h). Ingr.: R$ 25.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;