Turismo Titulo Praia
Música e natureza em Ilha Comprida
Patricia Zwipp
Especial para o Diário
08/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


As belas paisagens de Ilha Comprida ganham um atrativo a mais durante o verão. A cidade do Litoral Sul oferece uma agenda recheada de opções de lazer até o Carnaval, comemorado no próximo mês.

Os turistas e moradores podem aproveitar o Ilha Verão 2009 para conferir o show de reggae do Planta & Raiz, no dia 24. O grupo Fresno subirá ao palco no dia 31. No dia 7 de fevereiro, a agitação é do CPM 22. As apresentações são gratuitas e ocorrem no palco da Praia do Boqueirão Norte.

Para quem gosta da magia do circo e não dispensa efeitos especiais, a dica é assistir ao Bagun S.A. O espetáculo promete encantar o público nos dias 30 e 31, e 1º de fevereiro. A entrada é um quilo de alimento não-perecível, com exceção de açúcar e sal.

A programação tem ainda um balão ancorado para visão panorâmica do Boqueirão Norte. Outra opção é conhecer o artesanato de raiz das cidades do Vale do Paraíba na feira regional, aberta até o dia 18 deste mês. Vale ainda conferir a exposição com grandes nomes nacionais da fotografia e shows de bandas.

PRAIAS - Além das atrações especiais, Ilha Comprida oferece 74 quilômetros de praias, que atendem aos gostos mais diferentes. Há recantos desertos e distantes de centros comerciais, e também badalados, localizados no Boqueirão Norte e proximidades.

No extremo Sul do Boqueirão Sul, bancos de areia e piscinas naturais de águas cristalinas são um deleite para os olhos. O cenário fica completo com a visita de aves migratórias.

Para os surfistas, há boas ondas, principalmente nas praias de Pedrinhas e Boqueirão Sul. Outro ponto turístico é o Pontal de Trincheira, de onde se avista as ilhas do Cardoso e do Bom Abrigo, que fazem parte do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, em Cananéia. Os sortudos ainda podem chegar a ver botos brincando no Mar Pequeno.

A dica para quem seguir em direção ao extremo Sul é colocar as pernas em ação e se preparar para caminhar, uma vez que o tráfego de veículos é proibido pelas praias e há risco de encalhe.

Os interessados em visitar o extremo Norte têm a chance de conhecer as dunas do Araçá, a sete quilômetros à direita da Avenida São Paulo. Lá, há caminhos que revelam belas paisagens, incrementadas com a vegetação típica e com o mar ao fundo.

PESCA - A simplicidade das vilas caiçaras é um contraste com o agitado centro comercial da ilha. O ambiente rústico é caracterizado por fogões a lenha e casas de pau-a-pique.

Entre as comunidades está Juruvaúva, especializada na produção de ostras. Em Pedrinhas, por sua vez, o visitante tem a oportunidade de conferir um viveiro de mudas de restinga e mangue, e ainda saborear a cataia, cachaça com planta típica do Lagamar.

INFORMAÇÕES
Departamento de Turismo de Ilha Comprida: (0XX13) 3842-7000

Atrativos naturais encantam turistas

Ilha Comprida tem 100% de seu território incluído em APA (Área de Proteção Ambiental) e, como não poderia deixar de ser, conta com muitos atrativos naturais. A começar pela beleza das aves que dão colorido às paisagens.

A cidade oferece um roteiro para observar esses animais. No lado Norte da Ilha, os guarás, aves vermelhas que voltaram à região depois de dez anos, preenchem as árvores. No Sul, vivem os papagaios de cara-roxa, símbolos da cidade. Os interessados pela trilha não podem se esquecer de levar máquina fotográfica e binóculos.

Aos amantes da natureza, as trilhas ecológicas são passeios imperdíveis, que passam pelas vilas caiçaras, manguezais, dunas, vegetação de restinga...

O Mar Pequeno, por sua vez, é a aposta para quem quer velejar e andar de canoas e caiaques. A pesca amadora é outra opção de lazer. Além dos clubes de pescaria nas vilas, há aluguel de barcos, venda de iscas e piloteiros que promovem passeios.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;