Economia Titulo
Volume de cheques devolvidos aumenta 9,76%
Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
15/04/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


A quantidade de cheque devolvidos por falta de fundos cresceu 9,76% em março, em relação ao mês anterior. No entanto, na comparação com o mesmo mês de 2007, houve queda de 24,39%.

 Os dados nacionais divulgados ontem pela Equifax, empresa fornecedora de soluções para gestão de negócios, indicam que no mês passado foi registrado um volume de 2.442.962 cheques devolvidos.

 “O aumento do número de cheques sem fundos em março deve-se a quantidade maior de dias úteis, o acúmulo de compromissos assumidos pelos consumidores no final do ano passado e início deste, que sobrecarregaram o mês”, diz Alcides Leite, coordenador do Centro de Conhecimento Equifax.

 Segundo ele, março é historicamente o período com maior volume de cheques devolvidos ao longo do ano. Porém, quando comparado ao mesmo período dos anos anteriores, a inadimplência de março de 2008 foi bastante inferior.

 Segundo o levantamento, a queda ocorreu em virtude do aumento do poder de compra das famílias e a redução da taxa de juros no período. Além disso, a migração para a modalidade de pagamento eletrônico, tendência crescente entre os consumidores, contribuiu para a queda de cheques devolvidos.

 Quanto ao número de títulos protestados, o indicador mostra que em março houve um aumento de 12,9% em relação a fevereiro e de 30,52% em relação a março de 2007. O mês passado registrou 1.080.714 protestos contra 957.237 em fevereiro e 828.007 em março de 2007.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;