Economia Titulo
Montadoras apostam em modelos 2009
Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
13/04/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Mesmo com a forte demanda por automóveis, as montadoras não descansam e, para não darem espaço à concorrência, tentam manter o consumidor cativo com o lançamento das versões 2009 de seus modelos mais vendidos.

A Toyota está fazendo isso com o novo Corolla, a Ford com o novo Ka, a GM (General Motors) com o Prisma e o Celta e, possivelmente dentro de um mês, a Volkswagen estará apresentando a linha 2009 de alguns de seus modelos.

A iniciativa, além de antecipar as tendências do mercado, gera algumas vantagens para concessionárias e consumidores, que acabam conseguindo descontos em versões mais antigas e, para quem só compra o que há de mais novo, a possibilidade de ter um carro do ano por mais tempo, como explica o gerente de vendas da Viamar ABC, concessionária Chevrolet, de São Bernardo, Mauro Cogo.

“Para o consumidor é bom porque ele tem como negociar. Pode comprar um carro ano e modelo 2008 por um preço melhor, já que o concessionário precisa zerar o estoque da linha antiga para trabalhar somente com a mais nova”, explica.

De acordo com o gerente da Viamar, quem opta pelo modelo 2009 também leva vantagem, pois acaba ficando com um carro “atualizado por mais tempo.”

“Já estou com carro do ano até o final do ano que vem. É essa frase que costumo ouvir do cliente. Se o modelo é 2009, em tese é isso o que acontece, mesmo que a fabricação seja de 2008. Na hora de vender, ele pode lembrar esse detalhe ao comprador”, comentou.

No entanto, nem sempre o modelo atualizado apresenta mudanças significativas. A linha Joy do Prisma, por exemplo, vem com rodas aro 14 (antes eram aro 13), espelho no quebra sol e grade dianteira cromada. “Esse conservadorismo é importante porque o consumidor que adquirir um modelo 2008 não terá a sensação de estar com um carro velho”, disse.

De qualquer forma, o que ocorreu nos veículos da GM é diferente do que aconteceu com o Ford Ka, que sofreu mudança bastante significativa e até parece outro carro. O mesmo deve ser feito com o Volkswagen Gol, que, dizem, passará por reformulação semelhante à mudança da primeira geração para a segunda.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;