Cultura & Lazer Titulo
Popstars cinqüentões
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
06/04/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Extensa e heterogênea é a lista de astros do pop nacional e internacional que chegam aos 50 anos em 2008. Nesta relação, destacam-se três ícones norte-americanos que ajudaram a moldar o comportamento de milhões de adolescentes na década de 1980 e sempre estiveram associados à estética juvenil: a cantora Madonna e os cantores Michael Jackson (Jacko) e Prince.

 Além da conta bancária gorda e de terem atingido a boa forma artística no mesmo período, eles apresentam como denominador comum a origem interiorana.

 Nascida Madonna Louise Veronica Ciccone, em 16 de agosto de 1958, Madonna cresceu em Bay City, município localizado no interior do Estado de Michigan. Jackson nasceu em 29 de agosto daquele ano, na cidade de Gary, no Estado de Indiana. Prince ‘estreou’ no mundo em 7 de junho, em Minneapolis, no Estado de Minnesota.

 Outros aspectos unem o trio de popstars cinqüentões: o talento, a capacidade de se reiventar, o perfeccionismo, a habilidade para se manter em evidência e o senso de oportunidade.

DIFERENÇAS

 Apesar das diversas semelhanças, Madonna, Michael Jackson e Prince atravessam fases completamente diferentes. A dançarina e intérprete está em plena atividade e prepara o lançamento mundial de seu próximo CD, Hard Candy, previsto para chegar às lojas em 28 de abril. Produzido por Pharrel Williams, Timbaland e Nate ‘Danja’ Hills, o disco será o último projeto de estúdio da diva pela gravadora Warner Music, e conta com a participação do cantor Justin Timberlake em diversas faixas.

 Um dos destaques do álbum é Candy Store, em que Madonna dá mais uma demonstração de sua língua ferina. “I’m gonna kick your ass, but it’s going to make you feel good”, ela canta, em um dos trechos da música. Em uma tradução bastante educada, esta frase pode ser entendida como “eu vou acabar com você, mas você vai se sentir bem.”

 Recentemente, Madonna se envolveu em duas polêmicas. A primeira delas foi causada por rumores de que seu casamento com o cineasta britânico Guy Ritchie havia acabado. Depois de ter negado os boatos com veemência, ela atiçou novamente a curiosidade dos jornalistas, ao declarar a uma rádio nova-iorquina que só voltaria a cantar grandes sucessos como Holyday e Like a Virgin se recebesse US$ 30 milhões.

REI DO POP

 Há cerca de dois meses, o rapper Akon divulgou que Jackson fará uma participação especial em seu próximo trabalho, previsto para maio. Atualmente, o rei do pop arquiteta seu retorno à arena musical com um aguardado disco, ainda sem data de lançamento oficial.

 O mais recente produto relacionado ao cantor, que não lança material inédito desde 2001, é o CD comemorativo do 25º aniversário do clássico Thriller, considerado o álbum mais vendido da história do mercado fonográfico.

 De acordo com a gravadora Sony-BMG, desde a época de seu lançamento, o disco vendeu cerca de 104 milhões de exemplares. Passou 80 semanas no top 10 dos Estados Unidos, entre as quais 37 (não-consecutivas) no primeiro lugar.

 No início dos anos 1990, Jackson viu seu trono ruir, após ter sido alvo de acusações de pedofilia.

POLÊMICO

 Autor de hits como Purple Rain e Kiss, caracterizados pelo forte apelo sexual, Prince nunca teve medo de provocar polêmicas. Ele já substituiu seu nome por um símbolo impronunciável e mudou o visual incontáveis vezes.

 Por conta da baixa estatura (mede apenas 1,60 m) e do hábito de usar sapatos altos, sofreu com dores nas costas e teve de fazer uma cirurgia no quadril.

 Desde 2003, ele é um membro da Igreja Testemunhas de Jeová. No ano seguinte, retornou aos holofotes com o CD Musicology, que dividiu opiniões de críticos. Seu último disco, Planet Earth, foi lançado em 2007.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;