Setecidades Titulo Crianças carentes
Santo André faz multirão de exames oftalmológicos em crianças carentes

Triagem foi feita através de testes de acuidade feito em agosto nas escolas da rede municipal

Por Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
07/10/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Com o objetivo de identificar possíveis doenças oftamológicas e conceder tratamento adequado para alunos da rede municipal de ensino de Santo André, voluntários do programa Educando com Visão em parceria com a Prefeitura realizaram ontem no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) um multirão de exames com cerca de 500 crianças entre 6 e 12 anos.

“É exatamente o início do aprendizado escolar desses jovens e um dos principais motivos que afetam o desempenho são as dificuldades de visão”, disse Rodenei Lenes Júnior, um dos responsáveis pelo projeto.

Após testes de acuidade que foram feitos desde agosto nas escolas de educação Infantil e Fundamental com cerca de 4.000 crianças, 980 delas apresentaram algum problema de visão. Um segundo multirão está marcado para novembro.

Ontem, as crianças fizeram os exames e em casos que exigem o uso de óculos, como miopia e astigmatismo, elas mesmo escolhiam as armações oferecidas na ótica montada no local. 

Foi o caso da pequena Ellen, 6 anos. Acompanhada do pai, o metalúrgico Antônio Rodrigues Feitosa, 49, ela mudou de ideia quanto a possibilidade de usar óculos. “Eu uso e ela brincava que onde já se viu, precisar disso o tempo todo”, disse Feitosa. “Para gente esse projeto é muito bom, economizamos um dinheiro legal não tendo que gastar com óculos.”

Dores de cabeça por conta das dificuldades de se enxergar são um indícios de que a criança precisa de ajuda médica. E foi assim que a dona de casa Maria Adriana da Costa, 40, descobriu há três anos que a filha Eloisa, 6, também precisaria das lentes. “Desde então venho aqui no projeto para ela fazer o acompanhamento”, disse.

O projeto funciona desde 2004 e a previsão é de que em março do ano que vem seja inaugurada a Clínica dos Olhos, no Centro, onde o serviço será realizado gratuitamente durante todo o ano. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;