Cultura & Lazer Titulo
Ana Maria Machado conta sua história em site
José Guerra
Do Diário OnLine
15/09/2003 | 12:25
Compartilhar notícia


Ana Maria Machado já publicou mais de 100 livros para crianças no Brasil e em outros 17 países. Recentemente, tomou posse na Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira número 1, que pertencia ao jurista Evandro Lins e Silva na ABL. Foi a primeira autora de livros infantis a se tornar uma imortal. Estas e muitas outras informações podem ser conferidas no site oficial da escritora.

A página é dividida em cinco seções, entre elas Biografia, com um resumo da vida e obra da escritora; e Caderno de Notas, que reúne perguntas dos internautas com suas respectivas respostas — todas enviadas pela seção Correios.

Entretanto, uma das partes mais rica do site é a Livros, com um vasto sistema de busca que traz informações sobre toda a obra de Ana Maria Machado. A pesquisa pode ser feita por título, editora, coleção ou ainda categoria. Há também a seção Novidades, na qual é possível ler notícias, por exemplo, sobre os últimos eventos que a autora participa.

História - Ana Maria Machado começou a carreira como pintora. Estudou no Museu de Arte Moderna e fez exposições individuais e coletivas, enquanto fazia faculdade de Letras na Universidade Federal. Nessa época, já sabia que o seu caminho era o das Artes, mas ainda não sabia que se expressaria por palavras, não desenhos. Depois de 12 anos às voltas com tintas e telas, resolveu que era hora de parar. Foi então que decidiu privilegiar as letras, apesar de continuar pintando até hoje.

Apesar da intimidade com desenhos e tintas, a autora não ilustra seus livros. Como ela mesma explica no site: "Uma pintura tem apenas que resolver problemas visuais que ela mesma inventa a cada vez. Uma ilustração, como o nome está dizendo, tem que lançar uma luz sobre algo que está escrito. Acho muito mais difícil ilustrar do que pintar, e eu não tenho capacidade para isso".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;