D+ Titulo
O poder está nas suas mãos
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
09/10/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Se quem compra um produto tem obrigação de fazer o descarte adequado, o que você faz com esmalte e maquiagem vencidos? E o fone de ouvido quebrado? A maioria acumula o material em gavetas, repassa para alguém ou, simplesmente, joga tudo fora. Em todas essas opções, o destino final é o lixo e a destruição do planeta.

Flávia Daros, 16 anos, de Santo André, ama esmaltes. Sempre que vê uma cor nova, compra. No entanto, ela só tem alguns em casa, o restante dá para sua manicure. "Assim ela pode aproveitá-los no trabalho dela." Forma bacana de reaproveitar, mas a garota tem dúvidas em relação ao descarte. "Diluir em acetona o restinho e jogar na privada pode?" Não, porque a acetona é tóxica.

Saber o que se deve fazer com cada produto não é tarefa fácil. Há muita informação na internet - algumas corretas, outras nem tanto -, mas a partir de 2012 as empresas serão obrigadas a descartar o que produziram e dizer qual procedimento o consumidor deve seguir. A exigência é determinada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sancionada pelo ex-presidente Lula da Silva em dezembro de 2010. A nova lei obriga fabricantes, importadores, distribuidores e vendedores a recolherem e dar destinação correta a seus produtos após o descarte pelo consumidor final.

Então, está na dúvida do que fazer? Procure saber com a empresa que fabricou. "É preciso questionar, cobrar. A melhor maneira de mudar a realidade e exigir que algo seja feito pelo planeta é correr atrás. Pelo menos, a empresa fica alerta e vai procurar soluções adequadas. Dá trabalho, mas vale a pena", acredita Teodora Tavares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;