Cultura & Lazer Titulo
Noite de tambores com a Nação Zumbi
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
31/05/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Os tambores e a sonoridade psicodélica da banda pernambucana Nação Zumbi tomam conta hoje, às 20h, do Parque Central, em Santo André.

O show, com entrada franca, terá abertura da MC Lurdez Da Luz, integrante do grupo Mamelo Sound System. Segundo a estimativa dos organizadores, o evento deve atrair cerca de oito mil pessoas ao local.

Escolhido como melhor conjunto de pop rock no Prêmio Tim de Música 2008, realizado na última quarta-feira, no Rio, o grupo recifense divulga seu CD, Fome de Tudo. Lançado em novembro de 2007, o álbum atesta a boa forma criativa da trupe do mangue, que empunha a bandeira da ousadia no meio da pasmaceira do universo roqueiro nacional.

"É o reconhecimento de uma fase nova. Não fazemos discos para ganhar prêmios, mas é sempre bom ganhar", afirmou o vocalista da Nação, Jorge Du Peixe. Segundo ele, o apetite expresso no título do álbum, explicita o gosto dos músicos pela variedade de timbres, arranjos e influências culturais.

A colorida capa do disco - que contém grafismos e a representação das vísceras de uma mulher - faz interessante contraste com o preto-e-branco do trabalho anterior, Futura (2005).

REPERTÓRIO
Entre os destaques da ‘bolachinha' estão o funk Carnaval, com sua cadência rítmica repleta de variações, e No Olimpo, em que sobressai a guitarra de Lúcio Maia, um dos melhores instrumentistas de sua geração. A faixa Onde Tenho Que Ir contém um trecho extraído do filme O Profeta da Fome (1970), do diretor Maurice Capovilla.

Além das canções do mais recente trabalho, a Nação oferece ao público em suas apresentações um cardápio variado de composições, que abrange as diversas fases de sua trajetória, iniciada na década de 1990.

"Cada show é diferente do outro. A gente deixou as músicas novas afiadas para podermos brincar com elas. Temos sete discos, então podemos mexer à vontade no repertório", afirmou o baterista Pupilo.

O instrumentista destacou a relação intensa entre a banda e seu público no Grande ABC. "Lá em Santo André, ‘o bicho pega'. Lembro de uma vez em que a gente tocou na Concha Acústica e foi muito difícil sair de lá porque o público não queria deixar."

HIP HOP
Ao lado do rapper Rodrigo Brandão, a MC Lourdez da Luz representa a linha de frente do Mamelo Sound System, grupo de hip hop que promove uma mistura de diversas vertentes musicais, entre elas o dub (vertente psicodélica do reggae) e o jazz. A banda já fez parcerias com nomes estabelecidos no cenário musical, como Black Alien, Naná Vasconcellos, DJ Marky e Mundo Livre S/A. Completam a formação do Mamelo os músicos Professor M.Stereo, responsável pelas batidas e efeitos sonoros, e o DJ PG.

Nação Zumbi - Hoje, às 20h. No Parque Central de Santo André - Rua José Bonifácio, s/nº. Tel.: 4426-6628. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;