Cultura & Lazer Titulo
Mulher ataca obras de coleção polêmica em museu alemão
Por Da AFP
23/09/2004 | 11:43
Compartilhar notícia


Uma mulher de 35 anos atacou nesta quarta-feira duas obras de arte da polêmica coleção Flick em seu primeiro dia de exibição no Museu de Arte Contemporânea de Berlim. A agressora chegou a ser detida, mas foi solta pouco depois.

A mulher destruiu a pontapés duas esculturas do artista nova-iorquino Gordon Matta-Clark, que fazem parte da coleção de 2,5 mil peças de 150 artistas do século XX. As obras pertencem ao colecionador Friedrich Christian Flick.

A mostra foi inaugurada na terça-feira pelo chanceler alemão, Gerhard Schroeder, em meio a uma grande controvérsia e uma onda de críticas da comunidade judaica deste país, já que a fortuna da família de Flick, em sua maioria, foi acumulada com a produção de armamentos para o regime nazista de Adolf Hitler (1933-1945).

O porta-voz policial disse que a mulher, que "já tem antecedentes por danos materiais e agressões físicas", foi detida provisoriamente e depois posta em liberdade.

Testemunhas disseram que ela pulou sobre uma das obras e a destruiu aos chutes, enquanto gritava "Flick, agora te perdôo". Depois, repetiu o ataque contra outra escultura.

A coleção Flick, que permanecerá durante sete anos no Museu de Arte Contemporâneo Hamburger Bahnhof de Berlim, foi rejeitada anteriormente por importantes centros de arte de Londres, Zurique (Suíça) e Munique (sul da Alemanha).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;