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Arma do Focus é o custo-benefício
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
17/09/2008 | 07:03
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Às vezes, a oportunidade aparece para nós, dança diante do nosso nariz, mas, por diversas razões inexplicáveis, não conseguimos enxergá-la e dar a ela o valor necessário.

O Focus é um exemplo clássico. Sempre entre os melhores no que diz respeito ao custo-benefício - e constantemente elogiado pela mídia especializada devido à sua boa dirigibilidade -, o modelo, tanto na configuração hatch, como na sedã, foi deixado a segundo plano pela Ford. Resultado disso: vendas pouco satisfatórias.

Mas agora, após oito anos da sua chegada ao Brasil, o Focus ressurge das cinzas e, totalmente remodelado (3ª geração - a 2ª não passou por aqui), desafia o líder de vendas no acumulado do ano entre os sedãs médios, o Civic, e demonstra ser a melhor opção neste comparativo.

Avaliamos as versões topo de linha dos modelos: Focus Sedan Ghia 2.0 automático, com preço de R$ 74.890, e Civic 1.8 EXS Flex automático, que custa R$ 85.235. Como você já deve ter notado, o preço é a primeira - e talvez principal - diferença entre os rivais.

Neste caso, entretanto, a diferença de preço não reflete uma discrepância de equipamentos de série. Muito pelo contrário. Mesmo custando R$ 10.345 a menos, o Focus oferece uma gama maior de itens de série. Além da direção hidráulica, freios ABS, bancos revestidos de couro e air bag duplo, também integrantes da lista de mimos do Civic, o Ford tem teto solar e sensor de estacionamento - dois itens com boa aceitação no segmento.

Destaque positivo para o empate no quesito acabamento interno. Ambos trabalham bem o couro e os detalhes cromados - superiores esteticamente do que os ultrapassados apliques que imitam madeira.

Em relação ao espaço interno, ficam evidentes as linhas seguidas pelos engenheiros da Ford e da Honda. Com o mesmo comprimeito (4,48 metros), o Civic tem seis centímetros a mais de distância entre eixos. Porém, o Focus tem um porta-malas muito mais vantajoso do que o modelo de origem japonesa. São 526 litros, contra apenas 340 litros.
Pode-se dizer que este é o preço pago pelo Civic para ter um design arrojado e que ainda arranca suspiros por onde quer que passe ‘desfilando'.

NÚMEROS

Ford Focus Sedan Ghia 2.0

Honda Civic 1.8 EXS Flex

Motor

2.0 16V (gasolina)

1.8 16V Flex

Potência

145,5 cv a 6.000 rpm

 

138 cv (g) / 140 cv (a) a 6.200 rpm

Torque

18,86 mkgf a 4.500 rpm

17,5 mkgf a 5.000 rpm (g) /

17,7 mkgf a 4.300 rpm

Velocidade máxima

204 km/h

Dado não-divulgado

Aceleração de 0 a 100 km/h

10,5 s

Dado não-divulgado

Comprimento

4,48 metros

4,48 metros

Altura

1,49 metro

1,45 metro

Entreeixos

2,64 metros

2,70 metros

Peso

1.810 quilos

1.272 quilos

Porta-malas

526 litros

340 litros

Tanque

55 litros

50 litros




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