Internacional Titulo
Áustria: Joerg Haider é reeleito governador de Caríntia
Por Da AFP
31/03/2004 | 11:22
Compartilhar notícia


O líder populista austríaco Joerg Haider foi reeleito esta quarta-feira governador da província de Caríntia (sul) pelo parlamento local de Klagenfurt, informou a imprensa. Este é o terceiro mandato de governador de Haider, que se viu obrigado a encurtar seu mandato em 1991, depois de ter elogiado a política trabalhista do Terceiro Reich.

Anteriormente, Joerg Haider foi criticado no estrangeiro e em seu país por suas tomadas de posição xenófobas e favoráveis a determinados aspectos do nazismo, assim como a sua atitude em termos de política externa: visitou Saddam Hussein em Bagdá, Muamar Khadafi na Líbia e atacou o presidente norte-americano, George W. Bush, e Israel.

Haider, um carismático político de 54 anos, surpreendeu ao obter uma clara vitória - 42% dos votos para seu partido de extrema-direita (FPOe) - nas eleições provinciais de 7 de março passado, quando há dois anos o FPOe estava em franca decadência no resto da Áustria.

Ele foi reeleito graças a um polêmico acordo com os social-democratas (SPOe), que, no entanto, condenaram energicamente há quatro anos a coalizão governamental, em Viena, entre o partido conservador (OeVP) do chanceler Wolfgang Schuessel e a extrema-direita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;