Cultura & Lazer Titulo
Em busca do
sonho circense
Luciane Mediato
Especial Diário do Grande ABC
20/04/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A s histórias do macaco adotado e do jumento inteligente misturadas com o casal formado por um mago e uma cigana são os ingredientes que compõem o enredo da peça Todo Mundo Tem Um Sonho, que subirá aos palcos gratuitamente amanhã e sexta, às 16h, no Sesi Santo André (Rua Doutor Armando de Arruda Pereira, 100. Tel.: 4997-3177), e no Senai São Bernardo (Avenida José Odorizzi, 1.555. Tel.: 4109-6788), com sessões no sábado e no domingo, também às 16h. As apresentações integram o projeto Viagem Teatral 2011.

A montagem da Cia Pombas Urbanas conta a história do mago Alfredo, que sonha em ter uma companhia de circo, mas não sabe onde encontrar os artistas. Em suas andanças por diferentes épocas, vê nascer uma linda menina cigana e conhece um garoto lavrador que sonha aprender a desaparecer. É aí que o mago concretiza seu sonho ao criar a Grande Companhia do Circo Místico, levando ao mundo suas atrações fantásticas.

"Além de resgatar a história do circo-teatro brasileiro, a peça faz um apelo ao respeito e amor com o próximo", explica a atriz Juliana Motta.
O espetáculo tem forte trabalho de preparação de ator, com a proposta de ampliar a percepção e a relação do elenco com o corpo, o espaço e o meio ao aplicar jogos teatrais e improvisação no espaço lúdico. "Nosso estudo se caracteriza pela contínua observação sobre a cidade de São Paulo e seus habitantes e na construção de uma linguagem cênica que traz a poética do jovem brasileiro contemporâneo", diz.

Todo Mundo Tem Um Sonho trata temáticas como adoção, perda da família, respeito à diversidade e à promoção do amor na sociedade. "Usamos uma linguagem para que o público se identifique e saia da peça modificado", conta.

Essa identificação ocorre em parte por conta da história do personagem Zimbo, um macaco que não consegue seguir o seu caminho enquanto não souber sua história. Nesse percurso de autoconhecimento, ele descobre que sua mãe foi assassinada.

Voltada para o público infantil, a peça não deixa de atrair e comover os adultos. "Com as vivências das apresentações, agregamos novos conceitos e histórias para", declara Juliana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;