Política Titulo Mudança de rumo
PMDB tenta protagonismo na região

Após romper com governo de Dilma, legenda
aposta em campanhas a prefeito no Grande ABC

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
02/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Após romper nacionalmente com o PT, desembarcando da base do governo da presidente Dilma Rousseff (PT), o PMDB fala em se tornar protagonista do cenário político e projeta crescimento a partir da eleição municipal de outubro. Cúpula paulista destaca o Grande ABC como terreno a ser conquistado, almejando aumentar gestão nas prefeituras. Hoje, administra São Caetano, com Paulo Pinheiro, e Ribeirão Pires, com Saulo Benevides – ambos buscarão a reeleição.

O plano de crescimento foi anunciado pelo presidente estadual da legenda, o deputado federal Baleia Rossi, dias depois de o PMDB tornar oficial sua saída da base de Dilma após 13 anos de parceria – o partido foi aliado também nas gestões de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre 2003 e 2010.

“O nosso movimento em Brasília foi histórico. Foi concretizado com muito respaldo e diálogo. O cenário no País está cada vez mais assustador e nós, do PMDB, fomos impedidos de participar de planos importantes, principalmente da macro economia. Fizemos nossa ação para ajudar a reconstruir o Brasil e retomar o crescimento. Para fixarmos nosso papel, necessitamos paralelamente a isso encabeçar o cenário das discussões com o protagonismo. E isso só irá acontecer se tivermos o máximo de projetos próprios”, pontuou Baleia.

Na Capital, a sigla já trabalha a pré-candidatura na senadora e ex-petista Marta Suplicy como uma das concorrentes ao Paço. De acordo com o Baleia, no Grande ABC, o foco é conseguir disponibilizar o maior número de quadros. Ele exemplificou São Bernardo, que na semana passada presenciou o anúncio do ex-vereador Tunico Vieira (PMDB) como um dos postulantes ao Paço. No município, o PMDB caminhou junto com o governo do prefeito Luiz Marinho (PT) desde a vitória do petista em 2008.

“Vejo o Tunico com grande capacidade para representar o nosso partido e viabilizar um projeto. Tem um currículo muito bom, experiência política e ainda é jovem. O partido acertou muito nesta discussão e nós demos todo o apoio e suporte para ajudar nesta empreitada”, acrescentou. Apesar do tom otimista, ainda há na cidade clima de incerteza com relação à candidatura de Tunico. Há quem diga que o ex-vereador, em cima da hora, vai anunciar apoio a um projeto majoritário mais consolidado.

Nas demais cidades, o dirigente ainda destacou a formatação de candidatura própria em Santo André, com Rafael Daniel (sobrinho do prefeito andreense Celso Daniel, morto em 2002), e os cenários de Diadema e Mauá, onde a legenda tem discussão avançada de composição com o vereador diademense Vaguinho do Conselho (PRB) e o deputado estadual mauaense Atila Jacomussi (PSB).

“Em Santo André, o partido vem construindo essa liderança que tem nome forte e muita bagagem para o debate. O principal a destacar é que o PMDB definiu respeitar todos os direcionamentos das lideranças locais, enfatizando apenas que em municípios grandes se trabalhe por projeto próprio ou composição majoritária. Foi o caso de Diadema e Mauá, que provavelmente indicaremos o vice”, completou, referindo-se à vereadora Cida Ferreira, próxima de oficializar dobrada com o Vaguinho, e Júnior Orosco, confirmado como vice na chapa de Atila Jacomussi. Orosco é marido da deputada estadual Vanessa Damo (PMDB), que decidiu retirar a pré-candidatura em favor de Atila. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;