Setecidades Titulo Comemoração
Mulheres dançam para celebrar seu dia

Diadema ofereceu, na Praça Lauro Michels, atividades para homenagear o sexo feminino

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
09/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A presença feminina tomou conta da Praça Lauro Michels, no Centro de Diadema, na manhã de ontem, para celebrar o Dia Internacional da Mulher com uma série de atividades oferecidas pela Prefeitura. Além de serviços como teste de diabetes, aferição de pressão e ações voltadas para a beleza, o público ainda se divertiu com aulas e apresentações de dança.

“As mulheres são sinônimo de organização na sociedade, de família, de afeto e cuidado, então, não poderíamos deixar de prestar uma homenagem a elas por tudo de bom que representam”, disse o prefeito da cidade, Lauro Michels (PV).

A comemoração da data foi iniciada em outro ponto do município, às 8h30, com uma caminhada promovida em parceria com a ACE (Associação Comercial e Empresarial). Os participantes partiram da Praça do Redondão (Jardim Rosinha) e seguiram pelas avenidas São José, Alda, Fábio Eduardo Ramos Esquivel, finalizando o percurso de aproximadamente 1,5 quilômetro no Parque do Paço. A ação teve como objetivo dar mais visibilidade à luta da mulher em busca de igualdade, respeito e valorização, além de ressaltar a importância da prática de atividades físicas para obter mais qualidade de vida.

Já a partir das 9h, centenas de mulheres aguardavam animadas na Praça Lauro Michels a aula de zumba, ritmo do momento. “A zumba traz a música latina e é praticamente um esporte que dispensa a utilização de pesos e equipamentos. É uma dança misturada com ginástica que oferece bem estar para a pessoa”, explicou o instrutor Virgílio Pereira de Oliveira, 36 anos, que, junto com sua equipe, colocou todo o público para dançar e suar em 35 minutos de aula, sem parar. “Dependendo do empenho de cada um, dá para perder, nesse tempo, de 400 a 800 calorias”, salientou.

Dona Severina Maria da Conceição, 70, acompanhou a aula passo a passo, literalmente. Indagada de onde tira tanta disposição, ela dá a receita: “Atividades físicas e ser feliz da vida.”

Já Iara Duarte Padilha, 53, preferiu ficar ainda mais bela para o domingo, utilizando o serviço de manicure. “Quero fazer também a limpeza de pele”, ressaltou.

Na festa houve ainda espaço para informação, com o intuito de combater um grave problema enfrentado por milhares de mulheres: a violência doméstica. As orientações eram dadas por representantes da Casa Beth Lobo, centro de referência que acolhe e dá assistência jurídica e psicológica a mulheres que enfrentam a situação. Ao ano, 200 delas são atendidas pela entidade. “Há ainda muita resistência de quem sofre a violência em denunciar o fato. A maioria não o faz por não ter um trabalho que permita seguir a vida”, falou a coordenadora da casa, Adriana Azevedo.

Para aquelas que não possuem fonte de renda, como nos casos citados por Adriana, ou desejam incrementar o orçamento, o Fundo Social de Solidariedade oferece diversos cursos, todos gratuitos. “Temos, por exemplo, aulas de artesanato, estética e beleza e construção civil, que são muito procuradas pelas mulheres”, ressaltou a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Carolina Rocha.

As comemorações pelo Dia da Mulher prosseguiram na praça até às 13h e, às 19h, foram encerradas com o espetáculo musical Entre Elas, no Teatro Clara Nunes.

Houve atividades também em São Caetano e Ribeirão Pires para celebrar a data.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;