Cultura & Lazer Titulo
Crise de valores
Por Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
27/04/2011 | 07:03
Compartilhar notícia


Pela primeira vez, a atriz Maria Fernanda Cândido deixa o papel de moça bem comportada para interpretar a vilã. Ela protagoniza o espetáculo 'Ligações Perigosas', que chegará ao Teatro Lauro Gomes, em São Bernardo, no fim de semana para duas sessões.

"É uma vilã completa e complexa, de muitas nuances. Foi um trabalho difícil e, ao mesmo tempo, gratificante e rico", afirma a atriz, que se tornou conhecida ao interpretar a italiana Paola, na novela 'Terra Nostra', exibida na Globo, entre 1999 e 2000.

Com direção de Mauro Baptista Vedia, o drama, que estreou em outubro no Teatro Faap, em São Paulo, é uma adaptação de Christopher Hampton para o romance epistolar de Choderlos de Laclos (1741-1803), um dos clássicos da literatura francesa, intitulado 'Les Liaisons Dangereuses' (1792).

Na trama, que se passa às vésperas da Revolução Francesa em retrato à decadente aristocracia do século 18, Maria Fernanda vive a Marquesa de Merteuil. "Sua motivação é manipular as pessoas a seu favor. Vive maquinando, cria estratégias para alcançar os seus objetivos. Ela não só é cruel e perversa como sente prazer nisso".

Na história, a Marquesa de Merteuil pede ao Visconde de Valmont (Marat Descartes) para seduzir a adolescente virgem Cécile (Laura Neiva), filha de sua prima Madame de Volanges (Delisiee Marinho), com a intenção de se vingar de um antigo amante, que agora pretende se casar com a garota.

A princípio, o excêntrico Valmont recusa o pedido, considerando-o muito fácil, afinal possui uma reputação a zelar. Ele tem outra missão mais interessante: seduzir a religiosa e recatada Madame de Tourvel (Sabrina Greve) pelo prazer de fazê-la romper com tudo o que acredita.

Segundo a atriz, a peça se mantém atual porque retrata uma sociedade que passa por uma grande crise de valores. "Hoje, prioriza-se a aparência em detrimento, algumas vezes, da essência. Há, no entanto, uma busca por princípios que foram perdidos ao longo do tempo. Fala-se muito, por exemplo, sobre sustentabilidade".

Levada ao cinema pelo diretor Stephen Frears em 1988, a história dos sádicos amantes teve sucesso renovado com Glenn Close e John Malkovich, que assumiram personagens tão cruéis quanto devassos. O longa ganhou sete indicações para o Oscar e arrebatou três estatuetas.

"No cinema, a história fica mais cool, fria. No teatro, é mais quente por conta da própria linguagem, da presença dos atores em cena. O ritmo também é mais acelerado. O cinema gera outra aproximação com o público", compara Maria Fernanda Cândido.

Segundo a atriz, o espetáculo é fiel ao texto original. Excetuando alguns cortes necessários, não houve modificações. "A peça atinge o público, que fica atento e acompanha toda a história. Existe uma identificação", garante.

Ligações Perigosas - Teatro. Sábado, às 21h; e domingo, às 18h. No Teatro Lauro Gomes - Rua Helena Jacquey, 171, São Bernardo. Tel.: 4368-3483. Ingr.: R$ 60 (inteira), R$ 50 (antecipado).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;