Setecidades Titulo Independência
40 mil celebram 7 de Setembro

Santo André, São Caetano e Diadema comemoraram Independência do Brasil com desfiles cívicos; demais cidades não fizeram eventos

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
08/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Os moradores de Santo André, São Caetano e Diadema não hesitaram em acordar cedo no domingo de folga para prestigiar os desfiles cívicos que marcaram os 192 anos da Independência do Brasil, celebrados ontem. Quase 40 mil pessoas participaram das atividades nas três cidades, segundo organizadores.

Em Santo André, 6.000 espectadores assistiram à cerimônia que aconteceu na Avenida Firestone, bairro Casa Branca. O desfile foi protagonizado por 2.500 participantes, entre alunos de escolas municipais e estaduais, integrantes do Tiro de Guerra, bombeiros, guardas-civis municipais e policiais militares e civis.

“É um evento muito importante para valorizarmos a nossa independência. Hoje nós estamos como a quinta maior potência do mundo, caminhando para ser a quarta. O Brasil se desenvolveu muito e temos de fortalecer nossos valores e integrá-los na busca por cidadania”, afirmou o prefeito Carlos Grana (PT).

A rede municipal de ensino marcou presença por meio dos participantes do projeto Música na Escola, no qual os jovens aprendem a tocar diversos instrumentos. Ao todo, 150 crianças se apresentaram, entre elas Kyan Douglas Júlio Anunciação Pereira, 10 anos, que tinha na ponta da língua a importância da celebração. “Seríamos um País dominado se não fosse o esforço de algumas pessoas para nos tornar livres.”

Em São Caetano, representantes de 35 entidades e escolas percorreram a Avenida Presidente Kennedy, no bairro Olímpico. O evento somou a participação de 14 mil pessoas, segundo a Prefeitura.

“Somos uma Nação independente graças a pessoas que se interessaram em fazer do Brasil um País soberano e temos todos os anos que reverenciar isso e despertar na criançada o orgulho de ser brasileiro. Esse dever cívico que eles estão praticando aqui vai contribuir para um futuro com cada vez mais amor pelo Brasil”, ressaltou o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB).

O administrador de empresas Cesar Tonetto, 58, que todos os anos acompanha o evento ao lado da esposa e do filho de 9 anos, salientou que o evento é um resgate de valores que, segundo ele, diminuíram com o tempo. “A perda do patriotismo, muitas vezes, se dá pela má política, mas cabe a nós fazer nossa parte, fortalecer o civismo e transmiti-lo desde cedo às crianças.”

Diadema reuniu 8.000 cidadãos na plateia e outros 8.000 participaram da festa, que ocorreu na Avenida Sete de Setembro. O tema foi Qualidade de Vida.

As demais cidades do Grande ABC não realizaram desfile cívico, pois executam a atividade no dia de seus aniversários.

BRASÍLIA

Segundo o Ministério da Defesa, cerca de 30 mil pessoas participaram do evento em comemoração ao Sete de Setembro em Brasília. A apresentação contou com a presença da presidente Dilma Rousseff (PT). A Esquadrilha da Fumaça sobrevoou o local no início do desfile, durante a execução do Hino da Independência. (com Agências) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;