Política Titulo
Maranhão quer site de serviços on-line

Em contrapartida, Rio Grande da Serra não tem portal da transparência

Por Lukas Kenji
Especial para o Diário
06/09/2012 | 06:41
Compartilhar notícia


O aspirante ao Executivo de Rio Grande da Serra Gabriel Maranhão (PSDB) pretende implementar site de serviços on-line a partir do primeiro ano de mandato. Além de servir de caminho cômodo para que o morador possa ter contato direto com a Prefeitura sem sair de casa, o endereço eletrônico também proporcionaria acesso aos trabalhos desenvolvidos durante a gestão.

A iniciativa chegaria para suportar a demanda da população que não conta com portal da transparência e que não tem acesso ao site da Prefeitura, que está em manutenção há pelo menos três meses. Segundo Maranhão, a gestão da qual foi secretário de Obras tinha outras prioridades a serem sanadas. "Tínhamos problemas crônicos nas áreas da Saúde, Educação e Infraestrutura, e eles foram reparados. Isso nos permite pensar em outras coisas importantes como o site de serviços", alegou.

A ideia do portal é fornecer acompanhamento de serviços, tais como alvarás de funcionamento de imóveis e processos a respeito do Gabinete. Também serviria como meio de reclamação sobre manutenção de ruas, postes de iluminação, dentre outros serviços.

A administração já utiliza a rede mundial de computadores, mas de maneira restrita. Crianças da escola do bairro Santa Izabel são monitoradas e podem ser vistas pelos pais por meio da web. "Há tanta aceitação por esse tipo de sistema que vamos ampliar o serviço para todas as escolas da rede municipal."

 

TRANSPARÊNCIA

Por ter menos de 50 mil habitantes - 45.014 moradores, de acordo com o IBGE -, Rio Grande da Serra não tem a obrigação de oferecer portal da transparência. Entretanto, o município deve se enquadrar em relação ao site até maio de 2013, de acordo com a Lei Complementar 131/2009, que discorre sobre transparência da gestão fiscal. Maranhão garantiu que vai se adequar à execução do portal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;