Esportes Titulo Crise
Timão perde para Ponte e vê o jejum aumentar

Apática, a equipe não se encontra em campo e
acumula a quarta derrota nos últimos cinco jogos

Por Anderson Fattori
Do DIário do Grande ABC
19/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Da AE


O Corinthians segue sem rumo no Brasileirão. Ontem, outra vez o time não se encontrou em campo. Apático e sem vibração, foi dominado pela Ponte Preta, penúltima colocada, não suportou a pressão e perdeu por 2 a 0, no Moisés Lucarelli, em Campinas.

Com isso, o time chegou a cinco jogos sem vitórias, com quatro derrotas e um empate, diante do frágil Náutico. Ainda assim, ocupa o sétimo lugar com 30 pontos, enquanto a Macaca segue em 19º, com 19.

Quem esperava o Corinthians em cima da Ponte Preta se surpreendeu com a postura dos anfitriões. Chiquinho, aberto pela esquerda, explorava bem os avanços de Edenílson, enquanto Adrianinho tomava conta do meio com passes precisos. Do outro lado, Douglas não tinha a mesma eficiência e as bolas que passaram pelos seus pés foram facilmente dominadas.

Apesar do panorama favorável aos donos da casa, foi o Corinthians quem chegou primeiro. Aos 15, Guerrero fez jogada individual e chutou rasteiro para boa defesa de Roberto. A resposta da Ponte Preta foi aos 20, quando Adrianinho enfiou para Uendel, que invadiu a área e chutou para grande defesa de Cássio.

A Macaca continuava mais incisiva e explorando bem os espaços deixados pelas investidas corintianas. Aos 24, Chiquinho recebeu na área, cortou para o meio, mas errou o alvo. A resposta do Corinthians foi na bola parada. Douglas cobrou falta, Pato desviou de cabeça e Roberto salvou.

Nos últimos instantes da etapa final, a Ponte Preta criou outras duas chances. Aos 31, Chiquinho aproveitou bola espirrada e obrigou Cássio a fazer outra grande defesa. Aos 42, Alef cabeceou e o goleiro corintiano mandou a escanteio.

Insatisfeito com o desempenho da equipe, Tite fez duas alterações logo na volta para o segundo tempo. Danilo e Emerson Sheik entraram nas vagas de Romarinho e Pato. As mudanças deixaram o time com mais presença ofensiva, mas ainda sem criatividade para superar a defesa adversária.

Ao contrário do início, quando os goleiros tiveram de trabalhar, na segunda etapa pouco foram incomodados. Aos oito, Sheik arriscou chute de longe, mas mandou à esquerda.

A Ponte precisou fazer duas mudanças seguidas por contusão, aos 20 minutos. O artilheiro William deu lugar a Adaílton, enquanto Alef saiu para a entrada de Fernando.

Curiosamente, a Macaca melhorou, sobretudo pela presença de Adaílton. Aos 33, o atacante invadiu a área e chutou para defesa parcial de Cássio. No rebote, o ponte-pretano emendou e o goleiro salvou outra vez.
Após tanto insistir, a Ponte finalmente transformou a superioridade em gol. Aos 42, Felipe Bastos cobrou falta com categoria e abriu o placar.

Ainda teve tempo para o golpe de misericórdia. Aos 47, Adaílton aproveitou passe, se antecipou a Cassio e ampliou, aliviando a pressão sobre a Macaca e instalando a crise pelos lados do Parque São Jorge.

Tite evita falar em demissão e projeta mudar esquema tático

Coube a Tite tentar explicar o que aconteceu com o time na derrota por 2 a 0 para a Ponte Preta, em Campinas. Didático e com poucas palavras, o treinador evitou o assunto demissão e recomendou trabalho para sair da situação incômoda no Brasileirão.

“Só penso em fazer o que é melhor para o Corinthians. Tenho que focar em treinos para mudar o time, mudar o esquema, encontrar um ponto de equilíbrio. Nisso que estou pensando”, comentou o técnico, quando questionado sobre a possibilidade de demissão.

Tite aproveitou para mandar um recado para os torcedores. “O Corinthians é muito grande para passar por isso. Respeito a torcida e seu sentimento. Só posso prometer trabalho para tirar o time desta situação”, ressaltou o treinador, que evitou o assunto rebaixamento. “Todas as possibilidades matemáticas são possíveis”, despistou.

Para piorar a situação, o Corinthians terá pela frente o líder Cruzeiro, domingo, no Pacaembu. O treinador deve fazer mudanças na equipe. “Vamos encontrar uma forma de atuar, nem que para isso precise remodelar o sistema. Temos que achar o equilíbrio e ser persistentes nisso”, finalizou Tite. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;