Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 24 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Site conta a saga de uma família judia na 2ª Guerra


BETO GOMES
Do Diário OnLine

10/09/1999 | 17:12


Em 1942, o casal Frits e Ellen Mendels abandonou Paris com as duas filhas em direçao à vila de Le Got, em Dordogne, para escapar da perseguiçao dos nazistas. Lá, viveram por dois anos e meio, até o fim da Segunda Guerra Mundial. Neste tempo, a saga da família judia se resumiu basicamente à procura por esconderijos e a fugas do exército alemao. Durante a passagem por Le Got, tiveram ainda mais um filho, chamado Franklin.

As histórias e apuros pelos quais eles passaram - e iguais às de milhares de famílias que fugiram do Holocausto - ficaram apenas na memória de seus protagonistas e nao chegaram ao conhecimento do público. Foi entao que Jessica Mendels, filha de Franklin, resolveu contar a experiência de seus avós nos campos da França. A idéia virou filme após uma ampla pesquisa iniciada em 1993, e que agora já pode ser conferida no site homônimo à produçao, 29 meses no exílio.

Uma da principais características da página é a forma como Jessica mescla dados históricos do Holocausto com informaçoes sobre o filme. Nao exalta, tampouco faz marketing da produçao. Para ela, as experiências de sua família nada mais sao do que apenas uma parte da vida dos judeus durante o período da guerra.

Parte dos instrumentos de pesquisa utilizados pela autora também pode ser conferida no site. Em parceria com a Amazon.com, a página traz uma lista com mais de trinta livros, vídeos e documentários sobre o assunto. Relaciona ainda vários endereços de sites de organizaçoes, museus e centros de pesquisa.

E depois de acompanhar as informaçoes sobre o filme e a Segunda Guerra Mundial, o usuário pode conferir a galeria de fotos antigas da família Mendels, que traz imagens desde a década de 30. Evidente que nao há nenhum registro do período da guerra.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;