Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 21 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Segunda prévia do IGPM aponta inflaçao de 1,13%


Do Diário do Grande ABC

20/09/1999 | 21:57


A inflaçao entre os dias 21 de agosto e 10 de setembro foi de 1,13%, segundo a segunda prévia do Indice Geral de Preços do Mercado (IGPM), da Fundaçao Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ), que mediu a alta de preços durante o período. O índice foi 0,08% inferior ao da segunda prévia registrada em agosto.

A variaçao foi resultado da alta de 1,62% dos preços no atacado, o de maior importância no cálculo da taxa. O Indice de Preços ao Consumidor (IPC) aumentou apenas 0,41%, e o Indice Nacional dos Custos da Construçao (INCC), de menor peso no IGP-M aumentou 0,68% neste período.

O chefe do Centro de Estudos de Preços do Instituto Brasileiro de Economia da FGV-RJ, Paulo Sidney Mello Cota, previu inflaçao em torno de 1,30% neste mês, medida pelo IGPM.

O aumento de 1,84% dos preços dos produtos agrícolas, que contribuiu fortemente para a inflaçao no atacado, surpreendeu Mello Cota. "Nesta época, eles geralmente têm variaçao negativa", afirmou o economista, apontando como causas do fenômeno a alta do dólar e oferta insuficiente de alguns produtos, como o feijao, que aumentou 37,9%, e o açúcar, cuja alta foi de 4,82%.

Mello Cota alertou que a elevaçao da temperatura esperada para o fim do ano também deve prejudicar a safra dos produtos agrícolas. O desempenho do dólar também contribuiu para a variaçao de 1,13% dos preços dos produtos industriais, de acordo com o economista da FGV-RJ.

Os bens de consumo, em compensaçao, tiveram alta menor do que a registrada na segunda prévia do IGPM de agosto, que ficou em 0,77%. Entre os itens que contribuíram para o resultado estao o transporte, que aumentou 0,98% depois de elevar-se 3 63% no mesmo período no mês passado, e os serviços de saúde e cuidados pessoais, que aumentaram apenas 0,39%, em comparaçao com a de 1,19% na segunda prévia do IGPM de agosto.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;