Setecidades Titulo Em Santo André
Diocese dá início na região à Campanha da Fraternidade

Missa de Quarta-Feira de Cinzas marca começo da mobilização e da quaresma, período de reflexão para os católicos

Por Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
02/03/2022 | 00:02
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/ DGABC


Começa hoje no Grande ABC – e em todo o Brasil – a Campanha da Fraternidade 2022. A abertura oficial será durante a missa de Quarta-Feira de Cinzas, às 19h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Santo André. Celebrada pelo bispo diocesano dom Pedro Carlos Cipollini, a cerimônia vai contar com o Rito de Imposição de Cinzas e marca também o início do tempo litúrgico da Quaresma, que é período de 40 dias que antecede a Páscoa, é um tempo de reflexão, caridade, confissão e penitência para os católicos. 

Segundo dom Pedro Cipollini, o jejum, a oração e a esmola são condições para “a nossa conversão e vivência do discipulado de Jesus Cristo na sociedade.” A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente desde 1960 pena CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Este ano o tema é “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com Sabedoria, Ensina com Amor”.

Assessor diocesano da campanha, o padre Frei Geraldo dos Santos destacou que o tema é muito importante para a Igreja e para a sociedade como um todo. “Tempo de quaresma, onde a campanha acontece neste tempo forte de reflexão. Convido a pensar na educação como formação integral de cada ser humano”, declarou, durante encontro realizado em 16 de fevereiro com a Comissão Diocesana da Campanha da Fraternidade.

Professor, integrante da equipe da Campanha da Fraternidade da Diocese de Santo André, que representa todas as paróquias do Grande ABC, e coordenador diocesano da IAM (Infância e Adolescência Missionária), Glauber Machado explicou que a campanha é um modo de os fiéis católicos poderem viver a caridade de uma forma concreta. “A cada ano a Igreja vai propor um tema para nos ajudar a refletir e colaborar com ações concretas para o País”, completou.

Machado lembrou que essa é a terceira vez que esse tema é proposto pela CNBB e detalhou que os católicos devem tentar se envolver com ações relacionadas à educação de uma forma integral para o ser humano, levando em conta todas as potencialidades. “A campanha não visa apenas o ambiente escolar, mas também a família, a vida em comunidade, a igreja, porque são todos ambientes educativos”, afirmou. “Que todos possam refletir se o que está sendo feito é um bom exemplo para os mais jovens, se a gente está educando para relações de paz, tolerância, amor, ou estamos educando de uma forma que o ódio ainda fale mais forte”, concluiu.

A Missa da Quarta-Feira de Cinzas vai seguir os protocolos sanitários adotados durante a pandemia da Covid-19, como o uso de máscara obrigatório, disponibilização de álcool gel e espaços bem ventilados com portas e janelas abertas durante as cerimônias. O evento também contará com transmissão on-line pelas mídias diocesanas Facebook (https://bit.ly/35YfmwA) e YouTube (https://bit.ly/2zHgOqU). As demais paróquias das sete cidades do Grande ABC também realizarão as missas da Quarta-Feira de Cinzas em diferentes horários nas comunidades. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;