Política Titulo
Professores são convocados para campanha de Alckmin
Do Diário OnLine
19/09/2002 | 14:06
Compartilhar notícia


A Diretoria de Ensino Região Leste 2 do Estado de São Paulo emitiu um comunicado na segunda-feira convocando professores para um evento de apoio ao governador e candidato à reeleição Geraldo Alckmin (PSDB). Segundo a nota, que trazia o brasão oficial do governo e foi assinada pelo dirigente regional de ensino Marcelo Albuquerque de Miranda, haveria ônibus e distribuição de material de campanha para os professores, que deveriam se reunir na sede da Diretoria de Ensino.

Um professor da estadual Lívio Xavier, em São Miguel, informou que os participantes do evento receberiam dois dias de folga e que os diretores exigiam que cada escola mandasse ao menos dez representantes. Após a repercussão negativa do caso, Miranda pediu exoneração do cargo em conversa com o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita.

A secretaria da Educação negou que os professores teriam folga, mas este é o segundo caso onde ela é envolvida em denúncias de uso da máquina pública para a campanha do governador. Em agosto, o jornal Folha de S.Paulo publicou uma reportagem onde funcionários terceirizados da Educação afirmam ter sido pressionados para participarem da campanha de Alckmin.

Os trabalhadores eram levados em veículos da secretaria para fazerem panfletagem na cidade de São Paulo. Os que se recusavam eram repreendidos e ameaçados de demissão.

O governador minimizou a denúncia. Segundo ele, “foi um ato isolado” e o próprio dirigente regional reconheceu o erro e pediu demissão. Alckmin ressaltou que casos como este de uso da máquina do Estado para sua campanha não vão se repetir.

O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de SP (Apeoesp) deve entrar nesta quinta-feira com uma ação contra o Estado. O evento onde os professores iriam apoiar Alckmin, marcado para sábado na Praça da República, foi cancelado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;