Memória Titulo
2 de setembro de 1987

O 2 de setembro chegou, finalmente. As férias passaram a jato, mas essa terça-feira não chegava

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/09/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


O 2 de setembro chegou, finalmente. As férias passaram a jato, mas essa terça-feira não chegava. Contraditório, eu sei, mas há uma explicação: o mês longe de vocês passou depressa porque eu tinha que tocar outros projetos que foram ficando pelo caminho; mas eu via diariamente no caderno Setecidades a notícia de que a coluna voltaria no dia 2 e ansiava por isso - daí a demora.

Não sei se deu para entender. O importante é que voltamos e há muita coisa a dizer, muita correspondência a ser respondida, muitas novidades a serem apresentadas.

Antes de tudo lembro que foi há 21 anos que a coluna saiu pela primeira vez aqui no Diário, naquele 2 de setembro de 1987. Desde então aprendi que a memória é eterna: caem os impérios, desaparece um time quase imbatível como o do Santos de Pelé, as crises são superadas, o sucesso também, mas a memória permanece, desde que regada com carinho. É o que tentamos fazer, com a ajuda de vocês. Obrigado a todos e vamos em frente.

ITALIANIDADE
Sexta-feira passada foi realizada a sessão solene anual que homenageia os italianos de São Bernardo. É a comemoração do Dia da Colonização Italiana na cidade, com a outorga da comenda de San Bartolomeo.

Também é lançado, a cada ano, um novo passaporte, com a história evolutiva da presença dos italianos na cidade, um trabalho espontâneo do qual participamos com muito prazer.

A lista das famílias italianas foi aberta em 1877 e chega a 1938, às vésperas da deflagração da Segunda Guerra Mundial. As famílias com registros no Cartório de Registro Civil de São Bernardo entre 1931 e 1938 são as seguintes: Andretta, Artico, Baldi, Balestrini, Bambach, Barbieri, Barrilli, Bertolaccini, Bocci, Bonatto, Braglia, Carer, Ceccopieri, Ceola, Ciossani, Cozzi, Dellaringa, Dellarovera, De Luca, Dini, Dussim, Falato, Federici, Ficocelli, Formentini, Fraianelli, Frozi, Gagliardi, Gaiarin, Galli, Genetaccio, Giacometti (ou Giacometto), Giacomini, Gielmarino, Gilioti, Girotto, Grecco e Guidetti. Amanhã completaremos a relação.

Hoje publicamos as fotografias de cinco oriundi que foram homenageados com a comenda de San Bartolomeo. O presidente da comissão organizadora é o vereador Amedeo Giusti.

EM 2 DE SETEMBRO DE...

1963 - Apresentada em São Bernardo a peça Society em Baby-Doll, pelo Teatro Amador Moderno, sob a direção do professor Tércio Nelly.

HOJE
Dia do Repórter Fotográfico e Dia do Florista.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 2 de setembro de 1978
Manchete - Maluf revela o segredo: mudará a Capital paulista em 1979 para o Interior. O governador eleito indiretamente pelo colégio eleitoral não especificou o local.

Política - O general Euler Bentes Monteiro, candidato a Presidência da República pelo MDB, visitou ontem o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo. Foi recebido pelo presidente Lula - que se apresentou de barba raspada e vasto bigode.

Via Anchieta - Começaram ontem as obras de ampliação do trevo do Km 23, de acesso a Volkswagen.

Editorial - Governo precisa adequar-se às greves
Indústria - A Quimbrasil - Química Industrial Brasileira - inaugurou ontem as novas instalações do seu ambulatório médico, na Rua Felipe Camarão, 593, Vila Prosperidade, em São Caetano.

Social - Clube de Campo do ABC realiza hoje o 1º Baile do Inverno.
Música - Tonico e Tinoco apresentam-se hoje na Praça São José, em Vila Baeta Neves.

Polícia - Perseguição e tiros em Santo André. Rota 382 metralha veículo Brasília roubado no qual viajavam quatro jovens.

Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

Falecimentos

SANTO ANDRÉ
NELSA MADUREIRA ZOQUETTI, 85. Dia 30. Cemitério Santo André.
DIOGO TERUEL, 78. Anteontem. Cemitério Curuçá.
EDUARDO CATALANI, 70. Anteontem. Cemitério Curuçá.
DOMINGAS DE OLIVEIRA, 55. Anteontem. Cemitério Curuçá.
RAPHAELA NEDINA CAMPOS, 77. Anteontem. Cemitério Curuçá.
HIDEO YAMABA, 78. Anteontem. Cemitério Jardim da Colina, São Bernardo.
ANTONIA ROSA DE SANTANA, 100. Anteontem. Cemitério Curuçá.
SALVA NASSER BARTOLI, 88. Ontem. Cemitério Assunção.
ROSA JODAR TRIETO, 73. Ontem. Cemitério Jardim da Colina, São Bernardo.

SÃO BERNARDO
PAULO SCHAFER, 82. Anteontem. Cemitério Bairro dos Casa.
JOÃO SIRINO, 92. Anteontem. Cemitério Vale da Paz, Diadema.
GEORG WAGNER, 80. Ontem. Cemitério Vila Euclides.
SOFIA KALIU CURSINO, 85. Anteontem. Cemitério Municipal, Diadema.
ANTÔNIO JUVENASSO, 77. Ontem. Cemitério Bairro dos Casa.

SÃO CAETANO
MARCIO SILVA SANTOS, 30. Ontem. Cemitério das Lágrimas.

DIADEMA
MANOEL ANTUNES, 67. Anteontem. Cemitério Municipal.

MAUÁ
CARMEM DE JESUS RAMOS DE BARROS, 68. Anteontem. Cemitério Vale dos Pinheirais.
HELENA ROZA BETELHA, 75. Anteontem. Cemitério Santa Lídia.
ANTÔNIO JOSÉ DA SILVA, 75. Ontem. Cemitério Santa Lídia.
ANTÔNIO FERNANDES, 87. Ontem. Quarta Parada, São Paulo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;