Política Titulo Duas empresas estão interessadas
S.Bernardo dá mais um passo para concessão do 1º de Maio

Câmara aprova projeto que autoriza terceirização do espaço; licitação deve ser aberta em dezembro

Por Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
14/11/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O governo do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), está próximo de conseguir conceder à iniciativa privada a gestão do Estádio 1º de Maio, localizado na Vila Euclides, região central da cidade. Ontem, a Câmara aprovou projeto que autoriza a terceirização da administração do local, um dos últimos passos a serem dados antes da concretização da transferência da responsabilidade do espaço.

Em janeiro de 2018, a administração abriu um PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) para ouvir o mercado a respeito da possibilidade de privatização da praça esportiva, que demanda cerca de R$ 40 mil ao mês ao Paço.

Duas empresas avançaram em propostas: a Progen e a Gool Soccer Consultoria Ltda. Na sessão de ontem, o comentário que circulou entre os vereadores foi que a Progen, que ganhou processo aberto pela prefeitura da Capital para gerir o Estádio do Pacaembu, deve apresentar oferta para administrar o espaço esportivo de São Bernardo. Ela ofereceu R$ 111,2 milhões ao Paço de São Paulo por contrato de 35 anos.

Pelo projeto, avalizado por 15 vereadores, a concessão será de 30 anos. O futuro gestor, além do Estádio 1º de Maio, ficará responsável por cuidar do Centro de Treinamento de Tênis de Mesa Cláudio Kano – juntos, os equipamentos formam o Complexo Esportivo Professor José Rossi.

“Os estudos para concessão do Estádio 1° de Maio estão em fase de conclusão. Com a aprovação do projeto de lei, sacramentada na Câmara, a expectativa é a de que até o início de dezembro a administração municipal publique o edital para que os interessados possam participar da concorrência, visando à concessão do equipamento”, informou o governo Morando, por nota.

Durante a sessão, os vereadores José Luís Ferrarezi (PT) e Tião Mateus (PT) pediram adiamento da votação por três e duas sessões, respectivamente, o que não foi aprovado. Julinho Fuzari (Cidadania) pediu adiamento por uma sessão, o que também foi rejeitado.

Inaugurado em 1968, o local foi palco das grandes greves sindicais das décadas de 1970 e 1980, está instalado em área de 29,7 mil metros quadrados e que tem capacidade para 13,5 mil torcedores. Até 2017, havia parceria para que o São Bernardo FC administrasse o espaço, mas o contrato foi rescindido pela Prefeitura, que argumentou desvantagem ao Paço.

ISENÇÃO A TAXISTAS
Os vereadores aprovaram projeto que estabelece benefícios fiscais aos taxistas que atuam na cidade – foram 23 votos favoráveis.

A Prefeitura apresentou novo pacote de isenções tributárias para que os profissionais possam competir com motoristas de aplicativos. Foram concedidas desonerações da taxa de fiscalização de publicidade e à taxa de fiscalização de funcionamento.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;