Setecidades Titulo SAÚDE PÚBLICA
Santo André amplia leitos psiquiátricos no centro hospitalar

Após cinco meses de intervenções, número de vagas para pacientes com problemas mentais passou de oito para dez; investimento foi de R$ 130 mil

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
01/06/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A Prefeitura de Santo André inaugurou, na tarde de ontem, a ampliação do setor psiquiátrico do Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão, na Vila Assunção. A ação, que integra o programa QualiSaúde consiste na instalação de dez leitos – a unidade já contava com oito, que serão reformados –, sendo cinco masculinos e cinco femininos, dois consultórios, duas alas de observação, uma de enfermagem, serviço social e ala externa de convivência.

A obra teve duração de cinco meses e contou com investimento aproximado de R$ 130 mil. “É uma grande conquista para nós entregar essa unidade dentro do padrão de saúde modernizado. Esse centro está passando por mudanças de qualidade necessárias para os pacientes”, comenta o prefeito Paulo Serra (PSDB).

Os oito antigos leitos psiquiátricos continuam funcionando atualmente, mas, segundo o secretário da Saúde, Márcio Chaves, serão reformados e entregues como postos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). “É importante essa inauguração, porque estamos trabalhando o conceito da dignidade para os pacientes da ala.” pontua.

Conforme Paulo Serra, o objetivo é transformar o Centro Hospitalar até 2020. “A reforma no hospital é permanente, temos um cronograma até 2020 para transformar as áreas desse hospital, para que a partir do ano que vem, de forma geral, ele tenha nova cara”, ressalta. O serviço oferece atendimento 24 horas.

QUALISAÚDE
Lançado em julho de 2017, o Qualisaúde prevê reformas estruturais em unidades, informatização da rede e capacitação dos funcionários. Até o momento, 14 unidades da cidade foram adequadas ao projeto. O programa tem investimento com recursos próprios, porém, não há um valor predefinido. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;