Internacional Titulo
'EUA dissimulam seu fracasso', diz Ben Laden à revista Time
Por Do Diário do Grande ABC
03/01/1999 | 14:37
Compartilhar notícia


Em uma entrevista pouco habitual, o milionário de origem saudita Usama Ben Laden, suposto cérebro e patrocinador de vários atentados anti-americanos no mundo, afirmou que as pessoas detidas pelos ataques contra duas embaixadas dos Estados Unidos na Africa eram inocentes. ``Os Estados Unidos e, em particular, a CIA querem dissimular seus fracassos depois do ocorrido em Riad, Nairobi, Dar es Salaam, Cidade do Cabo, Kampala e, se Deus quiser, em outros lugares no futuro', disse Ben Laden à revista Time.

``Washington reagiu aos ataques contra as embaixadas prendendo qualquer pessoa que tivesse participado da Jihad (guerra santa) islâmica no Afeganistao', acrescentou o entrevistado, que insistiu que os dois suspeitos detidos - Wadih el Hage e Mohamad Rashed Daoud al Owhali - nao tiveram qualquer envolvimento nos atentados a bomba de agosto passado, nas embaixadas em Nairobi e Dar es Salaam. Os atentados deixaram um saldo de 258 mortos e 5. 000 feridos.

Em represália, os EUA lançaram dias depois ataques com mísseis contra um suposto acampamento terrorista no Afeganistao e contra uma fábrica de remédios no Sudao. A prisao de Owhali foi apresentada pelo presidente Bill Clinton como ``um importante passo' na luta contra o terrorismo.

Ben Laden também condenou a ofensiva militar desencadeada pelos aliados contra o Iraque, no início de dezembro, e nao escondeu seu profundo anti-semitismo. ``Esse ataque traiçoeiro confirmou que a Gra-Bretanha e os Estados Unidos agem em nome de Israel e dos judeus, facilitando a intençao dos judeus de dividir o mundo muçulmano'.

Ben Laden está escondido desde o bombardeio de agosto passado contra suas bases no Afeganistao. Esta entrevista foi feita em dezembro passado, num local nao revelado no deserto afegao. ``Comprar armas para a defensa dos muçulmanos é um dever religioso', afirmou.

``A hostilidade contra os Estados Unidos é um dever religioso e esperamos que Deus nos recompense por isso. Milhares de milhoes de muçulmanos estao furiosos. Os norte-americanos devem se preparar para uma raçao do mundo muçulmano proporcional à injustiça que eles infringem', proclamou Laden.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;