Memória Titulo Memória
Bonilha. Estudos de ontem. Olhares de hoje...
Por Ademir Medici
03/09/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Quem foi Bonilha?

A resposta foi dada aqui em Memória pelo casal Vicente e Elexina D''Angelo, nas edições de 5 e 6 de setembro de 2016.

Em resumo:

Alferes Francisco Martins Bonilha (Porto Feliz, SP, 1782 - 1871).

Em 1814 aparece como inspetor da Estrada de Santos, que cortava a nascente Vila de São Bernardo.

Ainda na primeira metade do século 19 inicia o cultivo e industrialização de chá em sua propriedade central de São Bernardo. Constrói um sobradão, demolido na primeira metade da década de 1950, provavelmente construído por escravos - mantinha 60 escravos.

Entre as funções públicas exercidas, Alferes Bonilha foi juiz de paz em São Bernardo, deputado provincial e inspetor de ensino.


Por que Pico da Cruz?

n O Pico do Bonilha teve pelo menos três cruzes em seu topo. As duas primeiras de madeira, a segunda ali fincada no feriado de Corpus Christi de 1976, construída por João Yanguas, chefe da carpintaria da firma Sortino, então estabelecida no sopé do pico.

n As duas cruzes desapareceram. Entre 2000 e 2001, a Emparsanco, sucessora da firma Sortino, construiu e instalou uma cruz de concreto no Pico do Bonilha. Também esta foi destruída por vândalos.

n Na excursão realizada em 25 de agosto ao Pico do Bonilha foi possível avistar a base de cimento da cruz em concreto. Está lá, a indicar o local em que foi afixada.

AMANHÃ EM MEMÓRIA

Guaianazes presente

Frutos e flores

Diário há 30 anos

Sábado, 3 de setembro de 1988 - ano 31, edição 6848

Manchete – Ouro e dólar disparam no mercado.

Memória – Professor José de Souza Martins lança o livro “A Escravidão em São Bernardo, na Colônia e no Império”, seguido de palestra no Salão Paroquial da Matriz.

A coluna Memória focalizava os bairros loteados pelos Pujol entre São Bernardo, Santo André e São Caetano, entre os quais Nova Petrópolis, Jardim, Campestre e Santa Maria.

Esportes – Santo André conquista os 53º Jogos Abertos do Interior, em Piracicaba.

Guido Fidelis (crônica) – Uma cidade tranquila, sem bandidos.

Em 3 de setembro de...

1903 – Irmandade do Santíssimo Sacramento de São Bernardo escolhe Giuseppe Miele para construir o Cemitério da Irmandade.

1918 – A Estrada do Vergueiro, ou Caminho do Mar, interligando São Paulo, São Bernardo, São Vicente e Santos, já era plenamente transitável. Motoristas se queixavam que para percorrer a estrada havia necessidade de se conseguir uma licença especial, chamada passe, expedida unicamente pelo encarregado da conservação da via, Arthur Rudge Ramos.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ganhos dos aliados em toda a frente ocidental.

Hoje

Dia das Organizações Populares

Dia Nacional do Biólogo

Dia do Guarda Civil


Santos do Di

Aristeua

Basilissa

Gregório Magno

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 3 de setembro:

Em São Paulo, Ilhabela. Recriado em 1934, quando se separa de São Sebastião.

No Paraná, Ângulo

No Maranhão, Pinheiro

No Amazonas, São Gabriel da Cachoeira

No Ceará, Senador Pompeu, criado em 1896

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;