Cultura & Lazer Titulo São Caetano
Sesc ganha símbolos hindus e budistas

‘Talismãs Etéreos’, feita pela artista Bruna Marassato, ‘reconstrói’ objetos de proteção

Por Miriam Gimenes
23/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Há quase uma década, a jovem Bruna Marassato, 24 anos, começou a fazer ioga. A prática, que, aliada a outros fatores, mudou seu estilo de vida, influenciou também a sua arte. “Fiz um caminho inverso que as pessoas fazem. Quando era adolescente virei vegetariana e pesquisando o vegetarianismo descobri o ioga. Acabou se tornando algo que transcendia o exercício físico. Passou a me dar equilíbrio, tranquilidade, um estilo de vida mesmo. Me identifiquei com isso, que hoje pode ser visto em meus trabalhos”, diz a artista de São Caetano.

Por conta dessa filosofia passou, então, a pesquisar sobre espiritualidade, religiões e parte do conhecimento que adquiriu estão no espaço de convivência do Sesc São Caetano. É que nele está o Projeto Ocupa – Talismã Etéreo, que tem a curadoria de Mariana Zenaro. É a primeira exposição que ela faz individualmente.

Dividido em três partes – duas telas bordadas e uma instalação –, o seu trabalho mostra os talismãs que são símbolos orientais de proteção do hinduismo e budismo. “Uma delas tem as franjinhas, as borlas, que equivalem para a cultura oriental a cruz para os cristãos.” Ela acrescenta que escolheu como ‘mentora’ da exposição a deusa hindu Sarasvati, do conhecimento e das artes. “O animal protetor dessa deusa é o pavão e muito da simbologia do desenho dos bordados remete a este animal. Utilizei também bordado branco porque a deusa é sempre vestida de branco, o que representa a pureza”, explica.

A artista adianta que em abril ministrará, no mesmo espaço, a oficina de japamala, um rosário usado nas tradições orientais para contar o número de vezes em que um mantra é recitado. O curso deve durar um mês, sendo duas aulas de teoria e outras duas de prática. A data ainda está para ser definida. Informações: 4223-8800.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;