Setecidades Titulo Saúde
Sem médicos, UPAs têm demanda do Nardini

Hospital deixa de atender pediatria e clínica médica hoje

Por Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
31/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A estratégia da Prefeitura de Mauá de descentralizar o atendimento de urgência na Saúde começa mal. As especialidades de pediatria e clínica médica, que a partir de hoje não atenderão mais no pronto-socorro do Hospital Nardini, serão remanejadas para as três UPAs da cidade: Zaíra, Vila Assis e Vila Magini. A última será entregue hoje pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O problema é que a falta de médicos nas unidades que já estão em funcionamento, conforme o Diário denunciou, preocupa os pacientes.

Todas funcionam 24 horas e são do tipo 2, com capacidade de atender até 300 pessoas por dia. Em ambas deveriam estar disponíveis, no mínimo, dois pediatras e dois clínicos gerais. Ontem, o quadro de médicos estava pela metade no Zaíra. Na Vila Assis, o movimento era tranquilo e o atendimento foi elogiado pelos pacientes, apesar de alguns terem relatado casos pontuais de falta de médicos em outros dias da semana - especialmente pela manhã. Ontem, dois clínicos gerais e um pediatra estavam de plantão. "Quinta-feira estava sem. Quando precisa, às vezes não há ninguém. Meu pai procurou ajuda e teve de voltar para casa", conta o estudante Rodrigo Fleury, 15.

Ontem de manhã, no Zaíra, apenas um médico de cada especialidade atendia à demanda. A sala de espera estava lotada e a demora chegava a três horas, segundo informação dos próprios funcionários. "É a primeira vez que venho, estou com muita dor no peito e não posso esperar. Não consigo nem imaginar como ficará depois dessa mudança", disse a auxiliar de escritório Maria Aparecida Rodrigues, 42 anos, que sequer entrou na fila.

Os dias mais difíceis são segunda-feira e nos fins de semana. "Já ouvi dizer lá dentro que amanhã (hoje) não terá médico", comentou outro paciente, que não quis se identificar. A Prefeitura reconheceu que aos sábados a unidade não tem médicos. Aqueles que faziam parte da equipe pediram demissão e as vagas permanecem em aberto.

Dos 1.000 atendimentos diários feitos no Nardini, metade será desviada para as UPAs, conforme informou a superintendência da unidade. O hospital é referência para pacientes de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

A Prefeitura informou que está em busca de um pediatra para a quinta-feira, na UPA da Vila Assis, e clínicos e pediatras na segunda-feira e no sábado, no Jardim Zaíra. A administração disse ainda que apenas parte da equipe médica da UPA da Vila Magini foi contratada. A unidade contará com profissionais deslocados do Pronto Atendimento do Jardim Sonia Maria. A Secretaria de Saúde irá providenciar, durante 15 dias, o transporte de pacientes que se dirigirem ao pronto-socorro do Nardini por desconhecimento do atendimento nas UPAs.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;