Setecidades Titulo Preservação da natureza
Estudantes usam redação para tentar conscientizar população sobre o lixo

Aplicação das provas ocorreu, na manhã de ontem, na EE Wallace Cockrane Simonsen

Matheus Angioleto
Especial para o Diário
12/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 “A redação é de suma importância e o tema da reutilização do lixo é primordial para sobrevivermos no planeta.” A frase da diretora Solange de Cássia Minguini, da EE Wallace Cockrane Simonsen, no Jardim do Mar, em São Bernardo, exemplifica o que significa o Desafio de Redação, concurso literário promovido pelo Diário, que neste ano está em sua 11ª edição com o tema O Lixo Nosso de Cada Dia.

A instituição de ensino, que conta com 1.980 alunos, entre os ensinos Fundamental 2 e Médio, tem projetos sobre reciclagem e também redações com foco voltado ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Dentro de disciplinas como Ciências e Biologia, existe a discussão do tema e, em Educação Física, há reciclagem de materiais para utilização em jogos.

A jovem Fernanda Franco Xavier, 15 anos, do 2º ano do Ensino Médio, acredita que o lixo é responsabilidade de todos. Ela conta que, com a ajuda da mãe, separa o orgânico dos recicláveis. “Somos responsáveis pelo que produzimos e pretendo falar sobre como podemos reutilizar esse lixo e não poluir o ambiente em que vivemos, melhorando a qualidade de vida no bairro e na nossa cidade”, diz a aluna, que pretende cursar Jornalismo ou Meteorologia.

O estudante Caio Queiroz, 16, também do 2º ano, destacou que, próximo à sua casa, no bairro Casa Grande, em Diadema, há descarte irregular em quadra esportiva. “Acho que lixo é um assunto bem antigo e que a sociedade precisa-se conscientizar. A população deveria pensar mais sobre isso e como prejudica a sociedade”, afirma o garoto, que pretende cursar Educação Física.

Cinco alunos da unidade de ensino que têm deficiências auditiva e na fala também participaram da elaboração das provas, graças à presença de intérprete de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), conforme determina a lei.

A correalização do concurso literário é da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), com patrocínio da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), governo do Estado, Braskem e da rede de academias Smart Fit.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;