Setecidades Titulo Meio Ambiente
Carreta da Sabesp mostra caminho da água à torneira

Com atividades lúdicas, caminhão estará em Sto.André até domingo; visitação é gratuita

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
01/06/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Com o objetivo de levar educação ambiental de forma lúdica e interativa a crianças e adolescentes, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) estacionou ontem, no Parque Regional da Criança, na Vila Curuçá, em Santo André, a Carreta Somos Água. O veículo ficará no local até domingo e a visitação, gratuita, pode ser feita das 8h às 17h.

“A experiência é como se o visitante fosse uma gota d’água na natureza”, define o diretor de operações da Sabesp, Felipe Vendramim.

A visita começa com a exibição, em 3D, da jornada da água, uma viagem através das tubulações da Sabesp, e do processo de tratamento pelo qual a água passa.

Outro espaço faz ao público o alerta sobre as fraudes nos hidrômetros (que medem o consumo de água), ato que constitui crime. De lá, os visitantes vão para uma área de jogos em plataformas sensíveis ao toque. Os games Caça-fraudes, Rede Certa (que ensinam a importância das ligações corretas da rede de água e esgoto) e Jogue o Lixo no Lixo estão disponíveis para serem baixados no celular.

Ao fim da passagem pela carreta, que dura 30 minutos, a colocação de óculos de realidade virtual transporta o visitante a ambiente onde ele poderá limpar uma caixa-d’água para mostrar que, em casa, o cuidado deve continuar. “A cada seis meses precisa fazer a limpeza da caixa-d’água”, aprendeu Stefanny Alves Pereira, 9 anos, que visitou a carreta junto aos alunos da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Madre Teresa de Calcutá.

Já Tauane Santos Silva, 7, saiu de lá com mensagem na ponta da língua. “A água do mundo acaba, não podemos desperdiçar, senão a gente morre.”

A carreta passará por São Bernardo entre 5 e 12 de junho, com endereço e horário a serem definidos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;